O que reparo é que as pessoas querem uma solução rápida para os problemas e, principalmente, uma solução que elas mesmas possam executar.
Temos recebido semanalmente diversos emails com dúvidas sobre como proceder em casos como cólica, manqueiras, feridas, machucados, curativos e tratamentos. São proprietários de cavalos que obviamente estão passando pelas dificuldades com seus cavalos e querem o melhor para os mesmos, portanto, uma preocupação legitima de quem tem e gosta de cavalos como nós.
O que reparo é que as pessoas querem uma solução rápida para os problemas, e, principalmente uma solução que elas mesmas possam executar. Também não são poucos os emails e telefonemas de pessoas que já fizeram algo, já tentaram sem sucesso alguma saída que não deu certo. Devemos nos atentar para alguns fatores que julgo importantes:
- Os cavalos têm um processo clínico muito rápido quando é para “pior” e mais devagar quando é para “melhor”;
- A cada dia que seu cavalo passa doente ou machucado, ele certamente está muito pior do que estava ontem;
- A cada tentativa de cura fracassada, seu cavalo também estará muito pior do que estava ontem;
- Chamar um Médico Veterinário é a única saída certeira para uma luz no fim do túnel;
- Tentar um medicamento por conta própria, apenas lendo a bula, implica, entre outras coisas, no aumento do risco do problema piorar, do cavalo ter reações adversas e entrar em choque, do caso clínico não ter solução e principalmente de o cavalo não corresponder ao “tratamento” e piorar consistentemente seu estado geral;
- Em regiões sem veterinários de cavalos, ou mesmo com as habilidades para um bom atendimento, a solução é encontrar vários telefones de vários veterinários, e tentar todos. Não são raras as consultas por telefone, nas emergências.
- Indutores de cio, anti-inflamatórios, analgésicos, etc, também são medicamentos e devem ser aplicados com a orientação do Médico Veterinário. Por serem comuns e de uso corriqueiro, não significa que podem ser aplicados sem a ajuda de um profissional.
- O fato de certos medicamentos serem de uso de rotina não quer dizer que estes são a solução para tudo, e principalmente não dá a credencial para um administrador ou tratador, ou proprietário tomar a decisão clínica de uso deste ou daquele.
Existem mais fatores, obviamente. Mas, talvez o mais importante ainda não esteja nesta lista: Manejo correto.
Grande parte dos problemas clínicos, doenças, ferimentos, cólicas, etc, está diretamente relacionado ao manejo dos cavalos no dia a dia. Alimentação, estado de instalações, qualidade de vida deste cavalo, enfim, são os cavalos de manejo correto que dão economia.
Mas, o que é um manejo correto? A reposta pode vir com uma pergunta: você sabe escovar (de verdade), tratar, encilhar, bater um cama, escolher uma alimentação, conhece sobre a natureza dos cavalos, limpa seu material, checa estado de cercas, e tantas outras coisas que talvez pudessem substituir o auto atendimento ou mesmo a chamada de uma emergência veterinária?
Por Aluisio Marins
Foto: Hugo Lemes