Academia UC
Castigo e Recompensa

Amigos, reproduzo aqui uma parte importante de um artigo que encontrei, escrito por Gillian O’Donnell, no Portal Equisport – www.equisport.pt – uma excelente opção de conhecimento sobre cavalos. Aproveitem…
Certos treinadores antigos, muitos dos quais ainda vivem, acreditavam no castigo quando o cavalo respondia incorrectamente a um comando ou ajuda. Se o treinador tentava ensinar um cavalo a entrar a galope com a mão direita e o cavalo insistia em sair com a esquerda, era castigado com o chicote ou espora ou ambos. A escola de pensamento que prevalece hoje é a de recompensar o cavalo quando ele responde correctamente e de nada fazer quando ele não o faz, ou simplesmente dizer não ou outro sinal que lhe tenha sido ensinado e que ele entenda como desaprovação. Bater ou insultar um cavalo que está a tentar descobrir o que lhe queremos ensinar é estúpido e cruel.
Provavelmente um aspecto tão importante como o da firmeza quer na recompensa quer no castigo é o de administrar qualquer destas acções no momento imediato à execução do exercício. A sua mente funciona de um modo, que para poder relacionar as duas coisas elas não podem distanciarem-se mais de um ou no máximo dois segundos. Após este lapso de tempo não relacionará uma coisa com a outra e a recompensa ou repreensão dados não servirão para nada. Os castigos que o cavalo não entende traduzem-se num animal zangado, ressentido e no melhor dos casos não cooperante. Recompensar um cavalo passado já algum tempo de ele ter cumprido, como, por exemplo, quando sai do campo de obstáculos após uma boa prova, é demasiado tarde. Todavia, uma palavra de apreço sussurrada de cada vez que transpõe bem um obstáculo é compreendida e motivante para o cavalo porque consegue relacionar as duas coisas.
É enfurecedor ver cavaleiros a dar uma chicotada a um cavalo depois de ter feito a batida para um salto. Esta acção indica ao cavalo, sem sombra de dúvida, que ele está a actuar incorrectamente! O mesmo acontece com as pancadas na boca, as espetadelas das esporas e mesmo as violentas pancadas que lhe são infligidas nas costas pelo “assento” do cavaleiro. Qualquer acção desagradável ou dolorosa será inevitavelmente associada pelo cavalo ao acto de saltar (ou seja qual for o exercício em execução). Quando nos debruçamos sobre as técnicas utilizadas por alguns cavaleiros podemos considerar um milagre não existirem mais cavalos a recusar ou a “pegarem-se”.
As palavras-chave do ensino são: firmeza, oportunidade, repetição e a recompensa
Por: Aluisio Marins
Foto: cedida

Academia UC
TV UC mostra como corrigir curvilhão em xis
Em sua coluna de hoje, Aluísio Marins abre espaço para Guilherme Celentano explicar como corrigir o equilíbrio de cavalos com este problema

O cavalo com os curvilhões fechados ou em xis tende a ter os pés abertos, causando uma sobrecarga na porção interna dos cascos.
Não é possível corrigir essa conformação, mas com técnicas de ferrageamento e casqueamento, é possível promover maior conforto e prevenir lesões. Confira como solucionar este problema com a ferradura correta na TV UC:
Academia UC
TV UC – Como realizar a partida a galope?
Em sua coluna de hoje, Aluísio Marins explica como ensinar seu potro a realizar a manobra

Uma das fases do aprendizado do potro mais importantes é ensinar ele a partir a galope quando solicitado. Confira o passo a passo para você aprender a domar seu potro na TV UC de hoje!
Academia UC
TV UC- Como colocar a ferradura em um potro pela primeira vez?
Em sua coluna de hoje, Aluísio Marins abre espaço para Gustavo de Almeida falar sobre um tema muito importante: primeira ferradura no potro

Receber ferraduras pela primeira vez, deve deixar marcas mentais positivas no potro. Essa experiência vai facilitar os futuros encontros com o ferrador, por isso deve ser realizada com precaução! Acompanhe na TV UC de hoje o ferrageador Gustavo Almeida ensinando o passo a passo deste processo!
Neste segundo vídeo, Gustavo Almeida continua os ensinamentos, agora chegando na parte de aplicação da ferradura. Acompanhe!
Mais notícias no portal Cavalus
Academia UC
TV UC – Construindo o cavalo rancheiro
Em sua coluna de hoje, Aluísio Marins explica como criar um cavalo rancheiro
Academia UC
TV UC – Cavalo com um pé encastelado
Em sua coluna de hoje, Aluísio Marins abre espaço para Danilo Gabrilaitis explicar sobre como tratar um pé encastelado

O encastelamento do casco pode ser causado por má formação ou devido à herança genética. Não há o que fazer para corrigir, mas é possível amenizar os efeitos negativos por meio do casqueamento e ferrageamento adequados!
Confira os ensinamentos de Danilo Gabrilaitis na TV UC de hoje.
Mais notícias no portal Cavalus
Academia UC
TV UC – Primeiras montadas da mula Reata
Em sua coluna da TV UC de hoje, Aluísio Marins continua a série sobre a doma da mula Reata.
Academia UC
TV UC – Cuidando dos cascos de um cavalo recém-aposentado
Em sua coluna de hoje, Aluísio Marins abre espaço para Guilherme Celentano ensinar a cuidar dos cascos de um cavalo que acabou de se aposentar
Academia UC
TV UC – Os 3 movimentos laterais
Em sua coluna da TV UC de hoje, Aluísio Marins ensina a realizar cedência à perna, espádua a dentro e apoio
Academia UC
TV UC – Curso on-line de Casqueamento e Ferrageamento!
Em sua coluna da TV UC de hoje, Aluísio Marins fala sobre o curso de casqueamento online oferecido em parceria com Edison Pagoto

A Academia Mustad e nós da Universidade do Cavalo produzimos este curso de Casqueamento e Ferrageamento ministrado por Edison Pagoto, profissional com mais de 30 anos de experiência no mercado. Confira na coluna da TV UC!
Mais notícias no portal Cavalus
Academia UC
TV UC – A transição para o freio-bridão
Em sua coluna da TV UC hoje, Aluísio Marins fala sobre o freio-bridão
You must be logged in to post a comment Login