O que chamo de Equitação Inteligente é o fato de que nós profissionais devemos fazer cavalos inteligentes e não somente mecânicos, assim como devemos aprender a montar com inteligência e não somente técnicas mecânicas.
Estamos em um momento do mercado de cavalos que nunca antes passamos. O volume de amadores envolvidos com cavalos é cada vez mais crescente, e com isso o mercado se aquece como um todo. São pessoas que querem o cavalo como hobby, descontração e diversão. Seja no passeio como no esporte, estes cavalos devem estar preparados para este perfil de público que cada vez mais quer cavalos bons, manso, ganhadores e bonitos. Há alguns anos atrás, quando um cavalo era preparado para alguém por um treinador, tinha-se em mente que este cavaleiro/cliente já andava a cavalo. Realmente era o que acontecia na maioria dos casos.
Hoje em dia a maioria não é mais essa, mas sim pessoas que nunca andaram a cavalo. Por isso, os cavalos devem ser domados e treinados de forma diferente, de maneira a passar segurança, conforto e controle aos cavaleiros. Obviamente que estes também precisam aprender a andar a cavalo com um mínimo de técnica, mas é fato que os cavalos devem mudar.
O que chamo de Equitação Inteligente é o fato de que nós profissionais devemos fazer cavalos inteligentes e não somente mecânicos, assim como devemos aprender a montar com inteligência e não somente técnicas mecânicas. Aproveitar todos os segundos que um cavalo nos diz algo ou mostra alguma coisa positiva ou não. Isto requer algumas práticas diferentes do que vínhamos fazendo, e talvez um pouco mais de tempo. Penso que o cavalo de hoje deve ser leve, descontraído e calmo, tanto para o esporte de velocidade como para o passeio.
Um cavalo que não sabe galopar calmamente não vai saber galopar rápido com qualidade em uma prova de tempo. O cavalo de hoje deve aprender a se movimentar priorizando a qualidade dos movimentos das patas. O cavalo de hoje não deve ser dependente de embocaduras, mas sim da leveza dos movimentos de posteriores e anteriores. O cavalo atual deve passar confiança, sensações de alivio e prazer ao seu cavaleiro, e não tensão e stress.
É a Equitação Inteligente ensinando a todos como um cavalo deve ser…
Por : Aluisio Marins
Foto : Cedida