“Reduza tudo à sua forma mais simples e terá metade do caminho andado… Simplicidade, essa é a regra do jogo” Jack Welch
A Universidade do Cavalo organizou uma clínica de Tambor com a amazona americana Bo Hill no Haras ZD, Marília, SP. Bo Hill é considerada nos EUA a “treinadora das treinadoras”, pois é especializada em potros novos que ainda irão fazer carreira. Assim, a maioria dos treinadores TOP dos EUA compra cavalos com Bo Hill. Treinadores de todo o Brasil estiveram na clínica, com seus cavalos ou como ouvintes. Durante 3 dias muito se conversou sobre sistemas de treinamento, equipamentos, ferramentas e as formas de se obter um cavalo mais rápido, mais detalhista e mais preciso nas viradas do tambor.
Para todos os casos, independentemente de nível de competidor, de ferramentas usadas, de experiência de cavalos, a resposta que mais se ouviu durante a clinica foi “keep it simple”, ou seja, mantenha tudo ao mais simples que seu cavalo irá compreender o que você quer sem se preocupar com outras coisas. Um exemplo que ocorreu muito na clínica: a maioria dos cavalos se apresentaram com diferentes tipos de embocaduras. Freios levantadores, pernas longas, bocais altos e baixos, gamarras presas demais, soltas demais, enfim, cada um com o que estava acostumado a usar. Bo Hill colocou a maioria dos cavalos para trabalhar com um simples bridão. O resultado? A maioria destes cavalos melhorou a forma de trabalhar. Outro exemplo foi a das viradas no tambor. Fazendo muitas viradas a passo, os cavalos foram aprendendo a posição, os locais certos de entrada e saída, o volume de flexionamento necessário, e, quando viraram rápido, todos melhoraram a virada. O passo fez os cavalos melhorarem.
Depoimentos dos participantes relataram exatamente a simplicidade e as formas calmas de treinamento adotadas na clínica juntamente com o resultado obtido nos cavalos. Todas as vezes que o cavalo foi mais considerado, os resultados apareceram. Todas as vezes que somente o cavaleiro foi considerado, ou seja, o tempo de virada, a impressão passada, a velocidade, etc, os cavalos não mostraram resultados agradáveis. Em 3 dias, quem disser que seu cavalo não melhorou, com certeza não focou sua clinica em seu cavalo, e aí sim o complicado tomou conta do simples. Quem pensou simples, agiu simples, mostrou ao cavalo que é mais fácil fazer o simples, conseguiu com certeza participar de uma das melhores clínicas de 3 tambores que o Brasil já viu. Tão simples e tão boa.
Por : Aluisio Marins
Foto : Cedida