Qual o maior fator de resultado de um cavalo de competição?

Como fazer com que um cavalo aprenda algo novo em termos de manobras? Sem dúvida alguma o treinamento é a resposta para estas e tantas outras questões. Mas como deve ser uma sessão de treinamento de um cavalo? Muitos podem dizer que quanto mais um cavalo treina, melhor ele fica. É verdade, mas depende ainda da maneira como este cavalo é treinado.

Cavalos aprendem de uma forma um pouco diferente dos seres humanos. Sim, pela repetição, mas não em uma mesma sessão. É o conjunto de sessões de treinamento que forma um cavalo. Assim, de nada adianta um cavalo cansado ainda estar treinando. A partir do momento que a fadiga aparece, o aprendizado é bloqueado, o cavalo pára de aprender e de evoluir.

Muitos cavalos têm ainda este tempo mais reduzido e devem ser trabalhados em sessões mais curtas, às vezes duas vezes por dia. Cada cavalo deve ser tratado como um indivíduo que tem suas características, suas facilidades e dificuldades de aprendizado. Existem cavalos mais ou menos talentosos, cavalos mais técnicos e cavalos mais dispostos do que outros. Mas, todos, se forem treinados de forma a não se cansarem, aprenderão o que lhes está sendo ensinado. É a qualidade do tempo superando qualquer quantidade de treinamento…

Por Aluisio Marins MV
Foto: cedida

Escreva um comentário