“…é um esporte que são dois, um animal vivo entre as pernas e um cavaleiro…”

Nelson Pessoa, mundialmente considerado um dos mais importantes e talentosos cavaleiros de Salto do mundo, integrante de diversas equipes olímpicas brasileiras, técnico olímpico da equipe brasileira, pai do cavaleiro igualmente mundialmente conhecido, Rodrigo Pessoa. Neco, sem dúvida o nome mais respeitado do mundo quando se fala em hipismo, residente na Bélgica há 40 anos, onde tem seu centro de treinamento de cavalos e cavaleiros, falou, em reportagem concedida há alguns anos, sobre a formação do cavaleiro e, principalmente, do treinamento do cavalo. Vejam que o trabalho correto com o cavalo, ao seu tempo e priorizando o desenvolvimento de base, é muito falado por ele.

“…eu não tive a opção de levar muitos cavalos para a Europa, mas levei um potro de dois anos e meio, filho do Baloubet, nascido no Brasil. Chegou como um dos cavalos mais proeminentes que existem e com seis para sete anos, se estivesse aqui (no Brasil) já estaria competindo. Mas lá na Europa se manteve em treinamento, adestrando, se formando fisicamente e se tornando um atleta. Se estivesse começado aqui no país acredito que teria feito umas 50 provas logo de cara e não teria chance…”

“…a integração entre cavalo e cavaleiro deve ser feita entre os quatro e oito anos e de forma tranquila, deixando o cavalo se formar por ele mesmo e não forçá-lo a atingir níveis, não existe isso…”

“…se você pegar um juvenil (ser humano) de 14 anos, medicá-lo para ganhar musculatura e empurrá-lo para a divisão superior, vai arrebentar o atleta. O mesmo pode ser em qualquer outro esporte…”

“…é um esporte que são dois, um animal vivo entre as pernas e um cavaleiro. Um tem que comandar o outro; o cavaleiro tem que comandar o cavalo, então, para isso, tem que se acreditar nisso e trabalhar esse ponto para desenvolver essa parte. É a parte, digamos, menos agradável do esporte que é esse plano de preparação, mas extremamente importante. Aqui as pessoas só gostam de saltar…”

Pregamos e compartilhamos na UC das mesmas idéias e princípios. Quem convive conosco sabe disso e tem diversas experiências dentro disto. Ficamos extremamente felizes com a entrevista, já que um profissional do calibre de Nelson Pessoa dizendo coisas que praticamos e tentamos ensinar nos mostra que talvez não estejamos tão errados assim…

Por Aluísio Marins

1 Comentário

  1. Great V I should definitely pronounce, impressed with your web site. I had no trouble navigating through all the tabs as well as related information ended up being truly simple to do to access. I recently found what I hoped for before you know it at all. Reasonably unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or something, website theme . a tones way for your client to communicate. Excellent task..

Escreva um comentário