O 33º Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre, realizado entre os dias 2 e 4 de agosto no Haras Endurance, em Bragança Paulista (SP), contou com a participação de competidores de sete países. Além de representantes do Brasil, estavam presentes conjuntos dos Estados Unidos, Uruguai, França, Portugal, Alemanha e Itália.
Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre
No total, foram inscritos 142 conjuntos, com 90% deles montados em equinos Puros Sangues Árabes, Anglo-Árabes e Cruzas Árabes, evidenciando a excelência dessas raças na modalidade. A prova, ranqueada pela Federação Equestre Internacional (FEI), também contou com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA).
Ricardo Saliba, Vice Presidente de Provas da ABCCA, destacou a complexidade da competição, ressaltando que o percurso foi bastante técnico devido ao relevo variado, que incluía altos, subidas e descidas, além do calor intenso. “A prova exigiu muito dos conjuntos, tanto de cavalos quanto de cavaleiros”, afirmou.
Saliba ainda acrescentou: “Entre os destaques da prova, tivemos dois conjuntos que, inclusive, participaram do Panamericano: o Stud Brasil Itajara com Caio Vaz Guimarães, bicampeões brasileiros nos 160 km, o animal foi o melhor cavalo brasileiro no Panamericano, e Piva Endurance com Ana Carla Maciel, campeãs brasileiras dos 120 km. Também destaco o tetracampeonato nos 120 km do Young Riders de Diogo Martins com Peridot Rach”.
Leo Steinbruch, um dos organizadores da prova e proprietário do Haras Endurance, também destacou o alto nível da competição. “Esportivamente, tivemos a comprovação da qualidade dos nossos conjuntos. Não existe dúvida que produzimos no Brasil cavalos que podem competir em qualquer lugar do mundo”.
Muito além das provas
Além das disputas nas categorias e toda a emoção do 33º Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre, o evento em Bragança Paulista ofereceu outras atrações significativas durante o fim de semana. Foi uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimentos e experiências, incluindo uma palestra sobre ferrageamento e uma mesa redonda sobre treinamento de alto nível no mundo, com foco em conceito e prática.
Entre os palestrantes estavam Sabrina Arnold, treinadora da Equipe Jean Philippe Frances; Pio Juan Miguel Olascoaga, treinador com 30 anos de experiência no Uruguai e nos Emirados Árabes; Henrique Garcia, veterinário da Equipe Brasileira de Enduro; e Gerson Acedo Vieira, veterinário no Enduro Equestre Brasileiro desde 1990 e veterinário FEI desde 1996.
Ricardo Saliba elogiou a mesa redonda, ressaltando a importância das discussões e a troca de conhecimentos entre os profissionais presentes. “Foi um sucesso, com uma boa participação e contribuições valiosas tanto de estrangeiros quanto de brasileiros. Foi uma excelente oportunidade para entender a visão dos especialistas estrangeiros sobre os cavalos, além das valiosas contribuições dos participantes brasileiros”.
O proprietário do Haras Endurance também manifestou sua satisfação com o evento, destacando a valiosa troca de informações e conhecimentos entre os participantes. “Acredito que o evento foi um grande sucesso e atendeu plenamente às expectativas dos envolvidos”, concluiu Leo Steinbruch.
Para conferir os resultados de todas as categorias disputadas durante o 33º Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre, visite provaequestre.com.br.
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Millena Rosado/Lucas Kappaz/ABCCA
Leia mais notícias aqui.