Exposição do Cavalo Árabe abre programação da ExpoAbra 2024 no DF

Expectativa é que o evento atraia mais de 150 mil pessoas e gere R$ 6 milhões em negócios

O Parque Granja do Torto, em Brasília (DF), será o palco da 40ª Exposição do Cavalo Árabe do Brasil Central, que dará início à programação da ExpoAbra 2024, a maior feira agropecuária do Centro-Oeste. A expectativa é que o evento atraia mais de 150 mil visitantes e gere aproximadamente R$ 6 milhões em negócios, oferecendo excelente visibilidade e oportunidades também para a raça Árabe.

A exposição contará com a participação de 26 exemplares de Cavalo Árabe, que serão apresentados em duas modalidades: Prova de Liberdade, que avalia o andar dos cavalos soltos, e nas diversas categorias de Halter, um formato de competição em que a conformação dos animais é avaliada enquanto são conduzidos por apresentadores com cabrestos. Francisco José Ferreira do Rego será o jurado responsável por essa análise.

Newton Augusto Sabaraense, um dos organizadores da exposição, destaca que o evento é uma oportunidade para demonstrar a qualidade e a diversidade dos cavalos Árabes presentes na região. “A disputa a cada ano vem melhorando mais, são criadores com animais de ótima qualidade. A criação na região Centro-Oeste vem melhorando gradativamente com o passar dos anos”, afirma.

Promovida pelo Núcleo do Cavalo Árabe de Brasília (NUCAB) e apoiada pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), a 40ª Exposição do Cavalo Árabe do Brasil Central celebra a raça equina mais antiga do mundo, cuja história remonta a 1.600 a.C., conforme registros encontrados em artefatos do antigo Egito. A entrada para a exposição é gratuita.

Criação do Cavalo Árabe no Centro-Oeste

Atualmente, a região Centro-Oeste possui 3.874 exemplares da raça, incluindo Puro Sangue Árabe, Anglo-Árabe e Cruza-Árabe, e é formada por 108 criadores associados da ABCCA. A Exposição do Cavalo Árabe do Brasil Central, realizada há 40 anos, desempenha um papel fundamental no fortalecimento e promoção da raça na região.

“O cavalo na região tem melhorado. Conseguimos tirar dois campeonatos ouro na Exposição Nacional do Cavalo Árabe deste ano. Então, acho que está evoluindo, está tendo qualidade nos animais do Centro-Oeste. E essa qualidade vem se mostrando nas pistas, nas exposições que estão tendo na região”, pontua Sabaraense.

Serviço

40ª Exposição do Cavalo Árabe do Brasil Central
Data: 31 de agosto
Horário: 9h
Entrada é gratuita

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto: Divulgação/ABCCA


Leia mais notícias aqui.