Evento teste para o Panamericano de Enduro Equestre 2025 é realizado no interior de São Paulo

Prova reuniu mais de 100 conjuntos do Brasil e de outros países, que vieram para testar e conhecer o local e a trilha para a competição internacional do próximo ano

O Haras Albar, em Campinas (SP), foi palco nos dias 1 e 2 de junho de um evento teste crucial para o Panamericano de Enduro Equestre de 2025. A competição, que também valeu como a II Etapa do Ranking Paulista de Enduro Equestre, contou com a participação de cerca de 110 conjuntos formados com cavalos Árabes. Entre os participantes, estiveram representantes de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília, além de competidores internacionais do Uruguai, Chile e Argentina.

Ricardo Jamil Saliba, vice-presidente de Provas da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), destacou a qualidade da prova: “Esse evento teste para o Panamericano foi excelente. Uma prova desafiadora, com alta velocidade. O Haras Albar está constantemente aprimorando sua estrutura a cada prova, o que eleva ainda mais o nível da competição”.

Vencedores Enduro Equestre Haras Albar

Na categoria de 120 km, os vencedores foram Gustavo Machado Ulsenheimer com o cavalo Rg Kamen no Young Riders e Monica Pinto Lima Graziano com Nnl Provence no Adulto. Já na categoria de 100 km, os vencedores foram Alessandro Santos Celestino com Stud Brasil Araguaia no Adulto e Pedro Pupo Mastrorosa com Bint Amyra Bv no Young Riders. Esses resultados destacam a excelência dos competidores e a qualidade dos cavalos árabes presentes no evento, reforçando a preparação para a competição internacional de 2025.

Saliba ressaltou a importância do evento como preparação para o Panamericano 2025, que está agendado para mês de julho do próximo ano. “A expectativa é alta. Muito provavelmente, teremos a melhor edição do Panamericano da história. Todos os países estão engajados em participar. Alguns competidores irão alugar cavalos aqui no Brasil, o que também aquece nosso mercado, sendo vital para a indústria do cavalo Árabe no Brasil”, finaliza.

Com uma organização impecável e um nível técnico elevado, o evento teste no Haras Albar não apenas cumpriu seu objetivo de preparação para o Panamericano 2025, mas também fortaleceu a comunidade do Enduro Equestre e a indústria do cavalo Árabe no Brasil.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Marina Pedroso

Leia mais notícias aqui.