Genética do garanhão Big Papi é fortalecida através de parcerias com treinadores renomados

Produção do Big Papi, garanhão chefe do Rancho Promissão, tem conquistado excelentes resultados em pista, nas mais diversas modalidades, solidificando, assim, a imagem do cavalo no mercado

Com mais de quatro décadas de história, o Rancho Promissão, situado em Avaré (SP), consolidou-se como um nome de destaque no universo da criação e das competições de cavalos da raça Quarto de Milha no Brasil. Em 2015, com a chegada do garanhão principal do haras, o importado Big Papi (Rowdy Yankee x Pennys For Sail), o rancho tem se empenhado em solidificar, cada vez mais, a reputação e a linhagem do cavalo, tanto diante do público em geral quanto nos palcos competitivos. O compromisso é claro: elevar cada vez mais o nome do cavalo e colher resultados expressivos.

Em busca dessa excelência, o Rancho Promissão estabeleceu parcerias com profissionais renomados nas mais diversas modalidades, para direcionar a produção do garanhão Big Papi para treinamento com os melhores no ramo. “A gente tem uma parceria muito frequente com o Kenny Cunha no Laço Individual, com o Rafael Paoliello, o ‘Chifrinho’, no Laço Cabeça e Laço Pé, com o Nelson Rodrigues no Working Cow Horse, com o Pedro Ribaldo na Rédeas, com o Vinicius Oliveira no Tambor e com o Joseclan Rocha, o ‘Cãozinho’ na Vaquejada”, explica Fred Bezerra, titular do Rancho Promissão.

Big Projeto, a aquisição de 50% de um projeto fechado

A fim de fortalecer cada vez mais o trabalho com o garanhão Big Papi, sobretudo, com o apoio fundamental dos treinadores citados anteriormente, o Rancho Promissão lançou em agosto de 2021 o Big Projeto. Trata-se de um programa de incentivo que possibilita a aquisição de 50% de um projeto fechado, que contempla 50% da propriedade de um potro filho de Big Papi, que pode ser castrado ou garanhão. “Quem vai definir isso é o treinador. Não é o Rancho Promissão e nem o comprador. O treinador é que vai tomar a decisão”, esclarece Fred Bezerra.

Com a aquisição de 50% do Big Projeto, o comprador fica isento até o Potro do Futuro da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Quarto de Milha (ABQM) das despesas com treinamento, estadias de baia, manejo nutricional, casqueamento, ferrageamento e inscrições nas provas. E até a data da inscrição no Potro do Futuro, os sócios têm a opção de adquirir a metade do outro do projeto pelo mesmo valor e condições que foi comercializado anteriormente.

“Após esse evento, a melhor maneira de resolver a sociedade seria através de um leilão promovido pelo Rancho Promissão. A partir desse ponto, todas as despesas após o Potro do Futuro são compartilhadas, e os parceiros têm a oportunidade de comprar ou vender suas partes no projeto durante o leilão, a preço de mercado”, acrescenta o titular do Rancho Promissão.

A genética do Big Papi brilha nas mãos de profissionais e amadores

Paralelamente a esse trabalho que é realizado com os centros de treinamentos parceiros através do Big Projeto, a genética do Big Papi também é trabalhada internamente no Rancho Promissão. Seja com o treinador do haras, André Sampaio ou nas competições com o seu time de amadores, que é formado pelos competidores Djalma Bezerra Neto, Filipe Bezerra e Enzo Montini.

Fred Bezerra enfatiza: “Tudo que a gente tem feito tem como objetivo fortalecer o trabalho com o Garanhão Big Papi e, assim, estreitar o vínculo do rancho com o público apaixonado por cavalos. Os resultados não tardaram a chegar, com a demanda crescente por animais e a valorização dos potros”.

Com relação ao futuro, a genética de Big Papi estará novamente em destaque durante o Potro do Futuro, Derby e Copa 2023, que acontecerão no Recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), de 11 a 22 de outubro. Dessa forma, o Rancho Promissão espera dar continuidade a sua trajetória de sucesso, deixando uma marca indelével no mundo dos cavalos e consolidando a importância da genética equina de qualidade.

Mais informações sobre o Big Projeto do Rancho Promissão podem ser obtidas clicando neste link.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Gabriel Oliveira

Leia mais notícias aqui.