Cavalus Kids

Crianças x cavalgadas: a partir de qual idade podem participar?

Pais e responsáveis devem ficar atentos com alguns cuidados antes de desfrutarem desses momentos em família

Foi-se o tempo – felizmente – em que cavalgada era algo restrito somente para adultos. Hoje em dia vemos a cada dia mais crianças participando deste tipo de evento, tornando-o uma boa oportunidade de convívio familiar, seja ele entre pai e filhos ou mesmo avó e netos.

Mas para que a cavalgada seja segura para a criança e, assim, possa proporcionar  boas recordações, é bom os pais ou responsáveis ficarem atentos com alguns cuidados. Entre eles está a idade ideal para que a garotada participe desses eventos.

Segundo especialistas, o ideal é que seja a partir dos 8 anos, posto que é a idade que a maioria das escolas de equitação iniciam suas aulas voltadas para o público infantil. Tal situação deixa evidente que para que uma criança possa participar de uma cavalgada ela precisa passar, antes de tudo, por um aprendizado.

Por isso, as escolas de equitação, hípicas e centros de treinamento tem recebido cada vez mais crianças interessadas em aprender a “andar a cavalo”. Atualmente existem até clínicas de cavalgada que tem como proposta justamente este tipo de aprendizado inicial e básico.

 

criança montada a cavalo

Criança precisa ter, pelo menos, conhecimentos básicos de equitação antes de participar de uma cavalgada

 

Nesse sentido, vale ressaltar uma dica importante: o aluno deve aprender a cavalgar com o ritmo e a segurança do próprio cavalo. Isto é, o bom cavaleiro, independente da idade, se une ao cavalo, ultrapassa a própria força e velocidade, e supera a condição humana.

Crianças são fascinadas por cavalos

Em sua grande maioria, as crianças são fascinadas por cavalos desde o primeiro contato, do olho no olho, do toque da pele com o pelo. Em contrapartida, a relação também parece ser bem recíproca. 

Com um sentido extremamente apurado, o cavalo parece sentir que tem uma criança em seu dorso e passa até a ter um comportamento diferenciado. Prova disso é que o afeto e a confiança que o cavalo transmite à criança auxilia no desenvolvimento da autoconfiança e do senso de responsabilidade.

Leia mais notícias do Cavalus Kids

Diante disso, a cavalgada só tende a trazer benefícios para as crianças, desde que observados os cuidados necessários. Se assim for, a garotada poderá sentir a constante mudança de movimentos do cavalo e esses diferentes ritmos irão estabelecer uma relação com o ritmo interno, algo revelador para uma criança.

Sendo assim, uma das melhores coisas que você pode fazer a um criança, é colocá-la em cima de um cavalo. Porque os benefícios vão além dos físicos e transcorrem as barreiras das relações interpessoais e até educacionais.

Por Natália de Oliveira
Fonte: Cavalgadas Brasil 
Crédito das fotos: Divulgação/Alexander Drummer e Divulgação/Anne Johnson