A Central Equina de Reprodução (CER), de propriedade do médico veterinário Orpheu Ávila Jr. está no mercado desde 2000, e é a única brasileira credenciada junto à Comunidade Europeia, permitindo o envio de seus produtos aos países do bloco, além do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). A unidade exporta sêmen para diversos países como Estados Unidos, México, Uruguai, Argentina, Portugal e Espanha.
A central está localizada na cidade de Boituva (SP), e possui uma estrutura completa para atender os mais variados serviços de reprodução equina, com área de coleta de garanhões; laboratório para congelamento e manipulação de sêmen e embriões; farmácia; sala de armazenagem de botijões; dois pavilhões de alojamento; quarentenário; pista de trabalho e pista de apresentação.
O espaço conta ainda com 30 cocheiras divididas em dois pavilhões, sendo um para doadoras e outro para receptoras, que são mantidas em criação extensiva, permitindo assim maior liberdade ao animal, aliviando o estresse, melhorando a qualidade de vida e consequentemente obtendo os melhores resultados no programa de transferência de embriões.
A CER trabalha com todas as raças de cavalos, oferecendo serviços de alojamento de garanhões, coleta de sêmen, congelamento de sêmen, inseminação artificial, transferência de embrião, inovulação, aluguel de receptoras e ICSI.
De propriedade do médico veterinário Orpheu Ávila Jr., médico veterinário titular da CER, e especialista em clínica e reprodução equina assistida, é membro Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA).
Para saber mais sobre a Central Equina de Reprodução clique aqui.
Por Camila Pedroso . Redação Cavalus
Fotos: Reprodução / Central Equina de Reprodução
Leia mais notícias aqui.