A Central Equina de Reprodução (CER), através do médico veterinário Dr. Orpheu Ávila Jr., faz um resumo sobre o trabalho com os garanhões antes das coletas
Dando continuidade aos artigos voltados ao período de estação de monta, o médico veterinário Orpheu Ávila Jr., titular da Central Equina de Reprodução (CER), faz mais um importante alerta. Desta vez, sobre a higienização em garanhões antes da coleta de sêmen.
Especialista em clínica e reprodução equina assistida, ele frisa que a higienização é um fator primordial para a garantia de um bom desempenho reprodutivo. Isso além da realização do exame andrológico e ultrassonografia antes do início da estação de monta.
Resumidamente, Orpheu explica que, através do exame andrológico, são examinadas as glândulas anexas do garanhão. Ou seja, por meio de palpação nos testículos será possível ter uma fotografia exata da fertilidade de determinado garanhão.
“Dessa maneira, criaremos um protocolo adequado para o número de coletas semanais. Além disso, saberemos a quantidade de doses que vamos ter a cada coleta. E, sem dúvida, nos ajudará a analisar a qualidade do sêmen para envio”, destaca o veterinário.
Já em relação à ultrassonografia, Orpheu explica que o exame possibilita analisar toda a estrutura testicular e de outras glândulas. Como, por exemplo, ampola e próstata.
“Após a coleta do sêmen é possível verificar a motilidade, a concentração e o volume. Sendo assim, ter uma fotografia exata do produto. E diante desses resultados será possível escolher o melhor diluente a ser utilizado nos garanhões. Acima de tudo, com o objetivo de manter esse sêmen em boa qualidade o maior número de horas possível. Pelo menos até 36 horas”, ressalta.
Higienização: outro fator benéfico
Ainda segundo Orpheu, embora possa parecer um ato corriqueiro, a higienização do animal é necessária. Sobretudo, para se evitar contaminações na hora da coleta.
“A lavagem do pênis do garanhão é um fator de higiene muito importante antes de ser feita a coleta do sêmen. Principalmente na fossa da glande. Com isso, se diminui a maioria da sujeira presente e as bactérias que poderão ir para o sêmen”.
Portanto, a dica do médico veterinário é que a higienização em garanhões seja feita apenas com água morna: “Não se deve utilizar nenhum antisséptico ou detergente. Pois existe uma flora normal no pênis, que está em equilíbrio, e se forem aplicados poderão causar infecções. Decorrente disso, se evitará também a utilização de algum gel lubrificante, que se torna outro fator prejudicial ao sêmen”.
Concluídas estas fases, Orpheu destaca ainda outro ponto que é a análise patológica. “É um procedimento que nos propiciará saber se o garanhão terá algum problema de fertilidade. Assim poderemos manejá-lo para torná-lo fértil e emprenhar o maior número de éguas durante a estação”, finaliza.
Agende sua visita!
A CER conta com serviços de alto padrão e um know-how de 20 anos no mercado. Neste período, vem trabalhando com selecionados reprodutores e matrizes das raças Árabe, Lusitano, Quarto de Milha e Brasileiro de Hipismo. Mantendo, portanto, o seu slogan “Realizando sonhos, produzindo campeões”.
Por fim, vale destacar que a central está localizada na cidade de Boituva/SP, a apenas 120 km da capital paulista. Os telefones de contato da CER são: (15) 98116.9998 – Orpheu / (15) 98117.0008 – Christina / (15) 99771.7278 – Gustavo / (15) 99753.4222 – Administração. Além disso, é possível mandar um e-mail para cer@cer-cavalos.com.
Instagram: @cer_cavalos | Site: www.cer-cavalos.com
INFORME PUBLICITÁRIO
Fonte: Abdalla Jorge Abib (assessoria de imprensa da CER)
Crédito das fotos: Divulgação/CER
Veja mais notícias de Centrais de Reprodução no portal Cavalus