Hoje escrevo sobre visita que fiz essa semana a Appleby Horse Fair, evento histórico que acontece na Inglaterra desde 1685.
Milhares de ciganos e turistas viajaram essa semana para Appleby-in-Westmorland para a histórica feira Appleby Horse Fair.
O evento é o maior encontro tradicional da comunidade cigana na Europa e acontece todos os anos desde 1685. Ele atrai cerca de 10.000 membros da comunidade e um total de 30.000 pessoas para a pacata e histórica cidade. Eles chegam trazendo cavalos, pôneis e carroças decoradas. Uma das principais atrações é ver membros da comunidade com seus cavalos nas águas do rio Éden.
A Appleby Horse Fair começou para comercialização de ovelhas, gado e cavalos. Por volta de 1900, evoluiu para um grande evento cigano que trouxe famílias da comunidade de todo o Reino Unido e da Europa.
Leia mais
O National Equine Welfare Council e algumas outras entidades realizam no evento um trabalho de conscientização do bem-estar. Porém, eu vi que o resultado não é satisfatório, presenciei muitos cavalos sendo forçados a trabalhar além de seus limites. Seja pelo excesso de bebida, seja pelo exibicionismo de seus donos, esses cavalos sofrem, algo que infelizmente também vemos em vários eventos no Brasil.
Gypsy Horse – O Cavalo Cigano foi originalmente criado por viajantes irlandeses e ciganos da Grã-Bretanha para puxar as carroças em que viviam e viajavam em meados século 18 e foram mais amplamente utilizados do final dos anos 1800 até a década de 1920.
Durante este tempo, os ciganos britânicos adquiriram os cavalos que o resto da sociedade não gostava, muitos dos quais eram coloridos. Entre os ciganos, no entanto, esses cavalos grandes, fortes e coloridos tornaram-se altamente valorizados. Cruzando com seus melhores Clydesdales, Welsh Cobs, Fell Ponies e Dales Ponies, os ciganos produziram um cavalo de carroça de ossos grandes, profusamente emplumado, colorido e bem-humorado.
Até após a Segunda Guerra Mundial, o Cavalo Cigano não era uma raça como tal, mas simplesmente um tipo comum com linhagens que variavam de uma família para outra. Como o povo cigano responsável por essa criação seletiva transmitiu os pedigrees e as características desejadas de seus cavalos oralmente, não foi possível identificar com certeza como foi a origem dos Gypsy Horses.
Eles permaneceram desconhecidos até a década de 1990, quando foram “descobertos” por dois americanos que viajavam pela Grã-Bretanha. Encantados com os cavalos que viram e surpresos com a falta de reconhecimento oficial da raça, eles procuraram conhecer tudo o que podiam sobre a raça e em 1996 criaram a Associação Gypsy Vanner.
A partir de então, várias outras associações e sociedades se seguiram à medida que a raça agora oficial rapidamente ganhou popularidade.
O Cavalo Cigano – Gypsy Horse tornou-se uma raça refinada e com padrões exigentes mantidos em todo o mundo. Eles são famosos por sua natureza leal e disposta. São inteligentes e sensíveis, além de serem extremamente resistentes e econômicos, exigindo surpreendentemente pouca ração em relação ao seu tamanho.
Por: Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
Foto: Matthew Lodge
Mais notícias no portal Cavalus