Cavalgada Coreografada, uma maneira de vivenciar a cultura local

Nessa semana, na coluna Cavalgadas Brasil, Paulo Junqueira nos conta a sua experiência em cavalgadas que misturam dança e cavalos

A Claudia Lechonski faz uma comparação muito boa da dança com a equitação no Podcast Cavalgadas – “um movimento com relacionamento”.

Escolhi nessa semana 3 destinos que são famosos por sua dança:

Flamenco em Sevilha/Andaluzia

Andaluzia – o próprio nome já relaciona a região com cavalos (a raça Andaluz). Lá está Jerez de La Frontera a “Capital do Cavalo da Espanha”, que tem em sua Real Escola Andaluza de Arte Equestre uma das maiores atrações equestres do mundo.

As cavalgadas na região incluem trilhas através de floresta, com longas faixas de areia, no campo ao longo de antigos caminhos de tropeiros e cavalgadas na praia que se estendem por vários quilômetros.

As batidas nos pés e as palmas do flamenco

Com influência árabe, judaica e cigana, o flamenco teve origem nos bairros pobres ciganos (as gitanerias) e foi passado de geração para geração transformando-se em uma expressão artística bastante elaborada. Está presente na identidade do povo andaluz e é considerado um ícone da cultura espanhola.

Em 2010 o flamenco foi eleito como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Tango na Argentina

A Argentina é um país reconhecido por suas tradições equestres, terra do gaúcho e do polo, esporte dos reis. A relação homem/cavalo encontrada na Argentina só é comparada com muito poucas culturas equestres no mundo.

São muitas as opções de cavalgadas nas regiões de Salta, Mendoza, Córdoba e em toda a Patagônia.
Cavalgar na Patagônia é uma oportunidade de percorrer trilhas em áreas remotas, com cenários espetaculares formados por montanhas com picos nevados. De norte a sul do país, o cavalo está presente no cotidiano do povo e nas tradições.

No norte a presença do cavalo Paso Peruano é forte. No restante do país, o crioulo predomina. O cavalo Crioulo Argentino alcançou reconhecimento internacional e está presente em vários países.

O tango originou-se no final do século XIX nas margens do Rio da Prata, em Buenos Aires, na Argentina, e em Montevidéu, no Uruguai. No tango tal qual na equitação, a coreografia é complexa e as habilidades dos participantes são celebradas pelos aficionados. Em Montevideo existe um Museu que une cavalos e a dança, o Museu do Tango e corridas de cavalos. Museo del Tango y del Turf.

Dança do ventre na Jordânia e Emirados Árabes

Refazer a cavalo a Trilha de Lawrence na Jordânia é uma viagem através da história, reunindo os três grandes destinos da Jordânia num mesmo programa: a famosa cidade de Petra, o fascinante deserto Wadi Rum, e depois visita ao Mar Morto.

O primeiro dia da viagem é destinado a explorar as ruínas incríveis de Petra. Suas fachadas ornamentadas foram esculpidas em rochas de arenito pelos nabateus em torno 400 AC. Os próximos dias são passados explorando o deserto Wadi Rum a cavalo.
A cavalgada no deserto de Abu Dhabi é uma experiência única para os amantes de cavalos árabes e das paisagens desérticas. Uma combinação perfeita de modernidade e tradição.

Desvendar os mistérios do Oriente a cavalo junto com uma das danças mais antigas da humanidade é uma grande experiência.

Por: Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil

Foto: Divulgação/ Ilustracao de Sandy Rabinowitz

Mais notícias no portal Cavalus