Cavalgada com cavalo Bashkir Curly: hipoalergênico

Paulo Junqueira, em sua coluna da semana, escreve sobre o cavalo Bashkir Curly, equino que não altera a alergia em humanos

As pessoas com alergia a cavalos têm uma resposta imune exagerada diante do contato com a caspa do animal (resultado da descamação do epitélio de alguns animais, incluindo os cavalos). Entretanto, vários estudos mostraram que a pelagem dos cavalos com pelos encaracolados não possui a proteína que causa alergias em humanos.

Tudo indica que uma pessoa alérgica pode conviver com eles sem problemas. Essa informação se aplica particularmente à raça Bashkir Curly, e a boa notícia é que existem cavalos com essa pelagem no Brasil.

Cavalgada na Coxilha Rica

Semana passada fui cavalgar na Coxilha Rica em Santa Catarina, e na tropa tinham alguns cavalos Curly. Foi interessante conhecer e conviver alguns dias com um cavalo dessa raça. A cavalgada foi muito bonita, percorremos vários quilômetros dentro dos famosos corredores de taipa, cruzamos bosques de araucária, rios e muitas coxilhas.

Origem da raça

O Bashkir é a raça de cavalos do povo Bashkir, criado principalmente em Bashkortostan, uma república dentro da Federação Russa que fica no sul dos Montes Urais.

As origens do cavalo Bashkir não são conhecidas, ele tem sido importante na economia local por possivelmente milhares de anos. Fornecem leite e outros produtos, além de serem usados para transporte e agricultura. As éguas Bashkir são excelentes produtoras de leite. Em um período de lactação de sete a oito meses, uma égua Bashkir produz até 2.000 litros de leite.

Raça rara

Trata-se de uma raça rara e atualmente a maior quantidade de cavalos com essa característica está nos Estados Unidos. A origem do Bashkir Curly americano pode ser rastreada até 1898, quando Peter Damele notou cavalos com pelos fortemente encaracolado e seu filho resolveu iniciar uma criação com eles.

Bashkir Curly
Curly nos Estados Unidos

Curly Marchador

Cerca de 10 por cento dos cavalos Bashkir Curly exibem uma marcha intermediária, “macia”, e um passo lateral conhecido como Indian Shuffle ou Curly Shuffle.

Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br

Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus