Essa semana eu falo sobre a Cavalgada em Laguna, organizada no último sábado pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi. O passeio teve como objetivo homenagear e celebrar os 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi. De acordo com os organizadores, contou com a participação de mais de 40 mulheres.
Assim, a cavalo, elas fizeram o sentido inverso da última viagem da heroína em Laguna. Caminha que, simbolicamente, representou o retorno de Anita Garibaldi a sua cidade natal. Chamou atenção o gesto, feito pelas Guardiãs de Anita, quando cada uma colocou uma Rosa de Anita aos pés do seu monumento.
Cavalgada
Foram quase dez horas de cavalgada entre a Barra do Camacho e a praça República Juliana. Participaram do passeio grupos a cavalo do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Houve ainda a participação da vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr.
“Ficamos muito felizes de poder celebrar Anita Garibaldi de uma forma que muito a representa, cavalgando. Todos sabemos que Anita foi uma exímia amazona e as guardiãs e suas convidadas farão jus a essa história”.
“O sonho de muitas mulheres é conhecer onde Anita passou, morou. E fomos justamente nesses caminhos de Anita”, comenta a diretora do Departamento de Guardiãs, Ivete Scopel.
200 anos do nascimento de Anita Garibaldi
Antes de mais nada, o evento integrou as programações mundiais da data comemorativa. A cavalgada relembra o momento em que a guerreira lagunense deixou sua terra natal a fim de seguir rumo ao Rio Grande do Sul.
O bicentenário de Anita Garibaldi tem coordenação do Museu e Biblioteca Renzi, na Europa, e do Instituto CulturAnita, para a América do Sul. O projeto conta ainda com apoio de cidades catarinenses, gaúchas, italianas, uruguaias e são-marinenses.
“Entre seus objetivos, além de preservar e difundir a memória e a história, o projeto também pretende promover o turismo internacional, de caráter histórico, cívico e cultural em todas as cidades dos quatro países, compondo um roteiro internacional para realização de diversos atos que deverão acontecer, sempre em comemoração ao bicentenário”, explica o presidente do CulturAnita, Leo Felipe Nunes.
Confira o vídeo da cavalgada clicando aqui.
Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
Crédito da foto de chamada: Juarez Schmitt/Colaboração/CulturAnita
www.cavalgadasbrasil.com.br
Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus