Cavalgadas Brasil

Cavalgada na Sibéria

Paulo Junqueira conta na sua coluna da semana a respeito de uma cavalgada muito peculiar na Sibéria

Não fosse essa pandemia no final deste mês eu ia fazer uma cavalgada na Sibéria, Rússia. Tive que adiar a viagem para 2021, mas resolvi escrever agora e mostrar um pouco desse interessante destino. 

As montanhas Altai formam a cordilheira mais alta do sul da Sibéria e são separadas por profundos vales fluviais e grandes vales entre as montanhas. O Altai fica no centro da Eurásia e se estende até a Ásia Central, atravessando quatro fronteiras: Rússia, Mongólia, China e Cazaquistão.

Cavalgada na Sibéria Paulo Junqueira conta na sua coluna da semana a respeito de uma cavalgada muito peculiar

Altai – Montanha Dourada

A cordilheira de montanhas Altai conta com 46 tipos de paisagens: desertos e estepes arenosas, taiga e tundra de montanha, lagos e cachoeiras de água cristalina, picos de neve, geleiras e prados alpinos.

A natureza deste território surpreende por seus contrastes, é um lugar de onde podemos em apenas 2 horas, sair de área de deserto e chegar numa montanha com gelo permanente. Um território relativamente pequeno (próximo de 100.000 km2) com grande variedade de ecossistemas.

Altai é uma palavra mongol que significa Montanhas Douradas. Do Altai, outrora ocupado pelos citas, as caravanas que carregavam ouro partiam para o Oriente e o Ocidente. Por razões políticas, a região permaneceu por muito tempo fechada, não apenas a estrangeiros, mas também a turistas russos.

Cavalgada na Sibéria Paulo Junqueira conta na sua coluna da semana a respeito de uma cavalgada muito peculiar

Trilhas raramente exploradas

De fato, essa cavalgada é uma oportunidade para conhecer a beleza selvagem das Montanhas Altai, viajando por onde poucos estrangeiros já passaram – acampar sob as estrelas, cozinhar na fogueira e cavalgar por trilhas raramente exploradas, em uma área extremamente remota no meio dos altos picos nevados que formam a fronteira. Nessa cavalgada também podemos interagir com os nômades locais e aprender sobre sua cultura.

Do mesmo modo, há alguns anos, fiz uma Travessia na Mongólia aonde essa interação com os nômades foi uma experiência maravilhosa que recomendo muito.

Cavalgada na Sibéria Paulo Junqueira conta na sua coluna da semana a respeito de uma cavalgada muito peculiar
Imagem do atual cavalo Altai
Imagem do antigo cavalo Altai

Raça Altai

Definitivamente, as Montanhas Altai são para quem gosta de aventura e a melhor opção para fazer uma expedição na região é a cavalo. A raça de cavalos Altai, chamada de Altaïskaya em russo, foi criada nas montanhas de Altai por muitos séculos e está bem adaptada ao clima severo e ambiente hostil.

Os cavalos sempre foram importantes para as tribos nômades nessa região, exigindo cavalos com coração, pulmões, músculos e tendões fortes, além de pés firmes para percorrer as trilhas íngremes das montanhas cortadas de rocha. Atualmente, é bastante raro encontrar exemplares com as características originais pois após a revolução russa aconteceram muitos cruzamentos.

Enfim, daqui um ano, quando voltar da viagem, vou poder descrever a cavalgada com mais detalhes.

Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br

Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus