Cavalgadas Brasil

Cavalgada no berço do Mangalarga

Para quem gosta de Mangalarga e Mangalarga Marchador, recomendo a Cavalgada que percorre a região aonde começaram essas raças

Ela percorre vários trechos da Estrada Real, nos municípios de Baependi, Caxambu, Cruzília e São Thomé das Letras. No roteiro, estão incluídas visitas ao Museu Mangalarga Marchador em Cruzília e algumas das mais tradicionais fazendas da região.

A região de Cruzília é o berço das raças Mangalarga e Mangalarga Marchador. O município conta com um dos melhores plantéis de cavalos da raça Mangalarga Marchador no Brasil, em parte criados nas centenárias fazendas que preservam a história e a cultura local. Tudo começou há cerca de 200 anos, na fazenda Campo Alegre, que pertencia a Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas, responsável pela formação da raça. Esse trabalho foi consolidado através dos anos por cinco outras seculares fazendas da região, consideradas como pilares da raça Mangalarga Marchador – as fazendas Favacho, Angahy, Traituba, Engenho de Serra e Campo Lindo, que deram origem às principais linhagens que atualmente regem a raça.

Merece destaque a visita ao Museu Mangalarga Marchador que está instalado em Cruzília, na casa que pertenceu à Fazenda Bela Cruz, uma das propriedades pilares da raça, construída em 1855. Por meio de seu rico acervo, pude conhecer melhor o desenvolvimento da raça no Brasil.

Por Paulo Junqueira Arantes
Cavalgadas Brasil