Cavalgadas Brasil

Cavalgada no Camboja

O cavalo pode mover-se longe dos lugares mais movimentados, possibilitando chegar aos templos isolados da região de Angkor

No Camboja, país que fascina por sua cultura milenar, templos grandiosos e culinária aromática, cavalgamos na região de Siem Reap. Com efeito, é nesse local que fica o complexo de templos que algumas pessoas chamam de 8ª Maravilha do Mundo: Angkor Wat. Assim sendo, considerada maior estrutura religiosa do mundo, com cerca de mil ruínas de templos em diferentes estados de conservação.

Cavalgada no Camboja

Antes de mais nada, durante o primeiro dia de cavalgada passamos em áreas residenciais ao redor de Siem Reap. Lá tivemos contato com a comunidade local, vendo como vivem seus habitantes. Cruzamos campos de arroz e plantações de lótus, flor com simbolismo religioso, usada nos templos.

No segundo dia e último dia de cavalgada, passamos em alguns templos budistas*. Assim como fomos até  WatAtwea, templo do final do século XI.  Durante a cavalgada passamos em alguns Templos com seus Pagodes e Estupas. *O Budismo é a religião que predomina no Camboja.

No dia seguinte, já sem os cavalos, fomos visitar os principais templos do Complexo Angkor, com destaque para The Angkor Wat, The Bayon e TaProhm, este com gigantescas árvores envolvendo as construções. Na decoração dos Templos encontrei pouca referência a cavalos.

Cavalgada no Camboja

Angkor

Angkor serviu como sede do Império Khmer, que floresceu entre os séculos IX e XV. As centenas de templos que sobrevivem hoje são apenas o esqueleto do vasto centro político, religioso e social do Império Khmer.

Ao mesmo tempo, no auge, a cidade contava com uma população de um milhão de pessoas, a maior cidade pré-industrial do mundo. Logo após a queda do império Khmer, os templos de Angkor que estão situados no meio de florestas e arrozais, foram abandonados por séculos.

Cavalgada no Camboja

Em resumo, atualmente os principais já foram restaurados ou estão em trabalhos de restauração. No último dia de nossa Programação no Camboja, fomos conhecer o trabalho da ONG – Comunity First, que junto com a ONG Bridge of Life, mantém uma escola em KompongKhleang, vila flutuante muito pobre junto ao Lago Tonle Sap, um projeto de muita relevância que tem parceria com a agencia Cavalgadas Brasil.

Cavalgada no Camboja
Cavalgada no Camboja

Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br

Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus