Cavalgada no Valle Escondido – Pireneus – Espanha

Paulo Junqueira, em sua coluna da semana, conta de uma cavalgada no “Valle Escondido” localizado nos Pireneus de Huesca

Cavalgada no Valle de Benasque o “Valle Escondido” localizado nos Pireneus de Huesca, um lugar conhecido e admirado por suas montanhas e natureza. Considerado o mais bonito de todos os vales dos Pireneus, preservou a tradição, mantém a arquitetura alta aragonesa e uma língua (dialeto) própria – Patués.

Monumentos Naturais das Geleiras dos Pireneus

Cavalgamos 5 dias em ótimos cavalos andaluzes e cruzados andaluz, no vale no meio das montanhas mais altas dos Pireneus, na região de Aragão, que faz fronteira com a França. Cada dia uma paisagem espetacular diferente e variada. Passamos por florestas, campos alpinos e altas montanhas com geleiras e neve permanente nos picos.

A cavalgada seguiu trilhas ao longo do Parque Natural de Posets-Maladeta, onde existem três maciços que foram declarados Monumentos Naturais das Geleiras dos Pireneus. Essas geleiras modelaram o vale há mais de 40 milhões de anos e cavalgamos pela paisagem que elas criaram. O maciço da Maladeta é coroado pela montanha mais alta dos Pireneus, o Aneto com 3404ms. Além dele vimos várias outras montanhas altas e belíssimos lagos azuis.

Vilas medievais

Durante a cavalgada, passamos por vilas medievais como Ansils, Cerler, Sahun e Solano, e aprendemos sobre a história, arquitetura e modo de vida nas montanhas. A vilas de Benasque e Anciles são muito charmosas. No centro histórico de Benasque encontram-se edifícios emblemáticos como a Torre de Juste e o Palácio dos Condes de Ribagorza. A vila de Anciles tem a arquitetura tradicional mais bem preservada da região com esplêndidas casas ancestrais.

‘Accompagnateur du Tourisme Equestre’

Nosso anfitrião é um ‘Accompagnateur du Tourisme Equestre’ qualificado. Ele passou muitos anos trabalhando como guia na França e na Islândia, além da Espanha. Ele é PhD em Arte, Natureza e Paisagem, e adora compartilhar sua paixão e explicar sobre as paisagens enquanto cruzamos as montanhas. Ele é acompanhado por outro guia que é professor em Barcelona quando não está a cavalo nas montanhas. Com esses guias, durante a cavalgada aprendemos muito sobre a região.
Nessa cavalgada tivemos a sensação de mergulhar na história em um dos espaços naturais mais espetaculares dos Pirineus.

Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br

Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus