Cavalgada Sol e Neve na Sicília

Esta cavalgada na Sicília foi uma grande e agradável surpresa.

Fizemos no início da primavera com neve em altitudes elevadas e flores da primavera na parte mais baixa: uma situação única! O cenário mudou totalmente a cada dia porque a cavalgada percorre quatro grupos diferentes de montanhas.

Os dois primeiros dias são ‘mais culturais’ e os demais, ‘mais naturais’ (95% do percurso é em trilhas). 14% da ilha é área protegida dividida em cinco Parques Naturais e 77 Reservas Naturais! Um dos destaques culturais é a visita a Castelbuono. Seu centro histórico é muito interessante, o Castelo com seu museu e galeria de arte, as igrejas e as pequenas ruas medievais.

Esta cavalgada também foi uma experiência culinária gourmet. Todos os menus foram estudados para nos oferecer uma verdadeira experiência gastronômica da Sicília.

Os cavalos da cavalgada são de origem siciliana, domados com métodos de equitação natural, em particular as ‘seis chaves de harmonia’ preconizadas pelo conhecido treinador americano Ed Dabney.

O contato com a antiga e rica cultura equestre da Sicília foi outra grande surpresa desta cavalgada:

  • Os cavalos sicilianos de Siracusa venceram a maioria dos Jogos Olímpicos da antiguidade.
  • A corrida de cavalos mais antiga da história é realizada todos os anos na Sicília, na cidade Agira, desde o 4º século a.C. até os dias de hoje.
  • Sicília é o lugar onde foi fundada a primeira academia equestre ’moderna’ no mundo: a Academia da Estrela, em Castelbuono, no século XIV (muito tempo antes de Nápoles e Versailles). Eles faziam carrosséis com centenas de cavaleiros, teatro a cavalo e uma tropa de cavalaria militar de nível superior.
  • A Sicília mantem sua tradição com cavalos, estima-se que existam cerca de 30.000 na ilha.

Historicamente, os ricos recursos naturais da ilha atraíram muitos colonos e exércitos, trazendo com eles seus cavalos, que deram origem as três principais raças sicilianas de hoje. Os primeiros cavalos tinham origem persa e vieram com os gregos; estes foram seguidos por berberes árabes trazidas pelos romanos, andaluzes e cruzados árabes trazidos pelos mouros e cavalos de batalha mais pesadas trazido pelos normandos.

Por Paulo Junqueira Arantes
Cavalgadas Brasil

Deixe um comentário