Paulo Junqueira, experiente cavaleiro de longas distâncias, fornece dicas de como você aproveitar melhor sua cavalgada
Se você pretende fazer cavalgadas de vários dias, o ideal para você aproveitar melhor a viagem é que seu corpo esteja ajustado para as horas de sela. Antes de mais nada, é algo que evitar que sinta dores na sela desde o primeiro dia de sua tão esperada cavalgada. Claro, sempre há uma taça de vinho e algum comprimido que pode aliviar as dores a noite. Mas isso não é o ideal! Você não precisa sentir dor quando estiver na sela ou quando sair dela.
Na maioria das viagens a cavalo você fica na sela pelo menos quatro horas por dia. Ademais, em algumas chega a seis horas por dia. Se você não estiver em forma, afetará seu nível de prazer. Por isso, vai estar fazendo um favor a si mesmo se dedicar algum tempo preparando seu corpo para essas horas na sela.
Procure cavalgar o máximo que puder antes da viagem. E quando digo isso não me refiro a um passeio curto e lento. Antes de tudo, procure cavalgar mais horas em diferentes ritmos (passo, trote/marcha e galope).
Além da prática com cavalos
Atividade física é uma boa para sua saúde em geral. Quando você faz pequenas mudanças em seu estilo de vida, nota mudanças mensuráveis na força, flexibilidade e resistência do seu corpo. Tudo isso o torna um companheiro mais saudável para seu cavalo e são importantes para você ter o melhor aproveitamento de sua cavalgada.
Cada atividade movimenta diferentes músculos e outras áreas do corpo de várias formas. Em uma cavalgada você movimenta, principalmente, os músculos da panturrilha, da coxa, região da pélvis e do abdômen.
Pilates
Eu sou um grande defensor do Pilates. Quando cavalga, você envolve a parte superior e inferior das pernas e o bíceps para controlar o cavalo. Dessa forma, o Pilates é excelente para aperfeiçoar grupos musculares específicos e tem baixo impacto.
Ioga
Ioga e Pilates funcionam de maneiras muito semelhantes para deixá-lo em boas condições para cavalgar. Um dos principais benefícios exclusivos da Ioga é o foco na capacidade de manter uma respiração profunda e estável enquanto o corpo trabalha duro.
Uma vez que os cavalos são muito receptivos ao nosso estado de espírito e linguagem corporal, ser capaz de manter sua respiração e frequência cardíaca baixas e permanecer fisicamente relaxado e ‘macio’ em vez de tenso ajuda muito.
Por outro lado, fisicamente a prática de Ioga é ótima para fortalecer os quadris, promovendo a postura central correta. Assim como trabalhando grupos musculares específicos, como a parte interna das coxas que são difíceis de focar na maioria de outras formas de treinamento.
Eu menciono essas duas práticas como sugestão, mas certamente outras atividades físicas também podem ajudar. Com toda a certeza, o importante é entender que quanto melhor condicionado estiver, mais vai aproveitar sua viagem a cavalo.
Algumas dicas durante a cavalgada
Durante a cavalgada recomendamos que faça um aquecimento antes e um alongamento depois. Ah, e aproveite também a parada para almoço.
Manter-se hidratado em uma cavalgada é fundamental. A desidratação pode causar sérios problemas como dor de cabeça e tontura. Por isso, não se esqueça de levar um cantil ou garrafa de água.
Durante a cavalgada, procure não ficar mais de duas horas sem descer do cavalo. Se o guia não parar, solicite uma parada (um ‘pipi’ stop). Desça e ande apenas alguns metros, como uma volta completa em seu cavalo. Assim, vai movimentar um conjunto diferente de músculos, quase como num alongamento, além da circulação sanguínea envolvida. Dica que vai beneficiar também o seu cavalo, aliviando sua coluna por uns minutos.
Por Paulo Junqueira Arantes
Crédito da foto de chamada: Paula Silva
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br
Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus