Dando sequência às cavalgadas no México, destaco hoje essa cavalgada na semana em que acontece uma das principais celebrações da cultura mexicana.
Os mexicanos acreditam que a morte é um simples rito de passagem. O Dia dos Mortos é uma tradição de 4.000 anos que é celebrada em 1º e 2 de novembro de cada ano no México. Para fazer isso, os mexicanos criam pequenos altares em suas casas com frutas, alimentos, flores e pequenos itens que pertenciam a seus entes queridos falecidos na crença de que eles retornarão da vida após a morte para visitá-los. Ainda dá tempo de participar desse evento em San Miguel de Allende, uma cavalgada que acontece todo ano pelas Aldeias do Mistério.
Os primeiros três dias são dedicados a descobrir e vivenciar esta tradição em duas das mais belas cidades do México, que também são reconhecidas por preservar as tradições e a cultura. Nos dias seguintes, a cavalgada segue a trilha desta tradição ancestral e visita as misteriosas aldeias da região.
San Miguel é uma cidade cheia de magia e tradições preservadas que não ocorrem em nenhum outro lugar do mundo. É um lugar de cultura e arte, reconhecido pela UNESCO sob o título de Cidade Fortificada de San Miguel e Santuário de Jesus Nazareno de Atotonilco por sua contribuição ao barroco mexicano. No roteiro está Guanajuato cidade histórica considerada a cidade colonial mais bonita do México.
La Catrina
Durante esses dias, seremos testemunhas da alegria que a visita da alma dos entes queridos proporciona aos mexicanos. O grande destaque da festa é o desfile CATITRINAS que acontece nas ruas principais.
La Catrina surgiu a partir da Deusa da Morte asteca, Mictecacihuatl, o nome é usado para representar caveiras vestidas com roupas de gala, montadas a cavalo nos desfiles e comemorações do Dia dos Mortos.
Por: Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
Foto: Divulgação
Leia mais sobre Cavalgadas Brasil aqui.