Assistindo a uma reprise do Globo Repórter sobre o Campo dos Padres, lembrei da Expedição a cavalo que fiz na região em 2010. O Campo dos Padres é um tesouro natural na Serra Catarinense!
Ademais, trata-se de um imenso planalto, onde está o ponto mais alto do estado: o Morro da Boa Vista, com 1.827 metros. Com toda a certeza, é a última fronteira intocada do estado. E, apesar de não estar longe de Florianópolis, é uma região que poucos têm a chance de conhecer.
Sem dúvida, um local inóspito, de difícil acesso e sem estrutura de apoio. Um planalto com campos a perder de vista, belas matas nebulares, assim como cânions espetaculares e paredões de pedra recortados por rios.
Antes de mais nada, o Campo dos Padres e o conjunto de serras que o circunda se constitui num dos últimos redutos de mata de araucária e campos de altitude com elevado grau de preservação.
O nome ‘Campo dos Padres’ foi dado em alusão aos padres jesuítas. Vindos das Missões, refugiaram-se nos campos desta serra.
Expedição em Campos dos Padres
Nossa viagem foi uma verdadeira expedição. Passamos por vários trechos difíceis. Subimos pela Serra da Anta Gorda e descemos, então, pela Serra do Rio dos Bugres. Um pouso marcante na viagem foi na casa do Silvio Bonin. Lá escutamos muitas histórias da região. Outro destaque foi a parada na Cachoeira do Rio dos Bugres.
Dentre os companheiros da expedição, estavam o Dario Galluf Pederneiras, para quem cavalgar é um incomparável exercício de meditação e elevação espiritual; o Sergio Lima Beck, hipólogo com quem estou sempre aprendendo; e a Ana Luiza Rocha, que tem alma de tropeira. Nosso guia foi o Ademir Israel, grande conhecedor da região e um apaixonado por cavalos e cavalgadas.
Em resumo, o Dario nunca mais parou de cavalgar na região. Ele diz que “quando cavalgo na região de Bom Retiro e Urubicí, principalmente quando subo os místicos Campo dos Padres, lugar sagrado para mim – um verdadeiro santuário, consigo atingir níveis elevados de contemplação e meditação, uma viagem para mim possível só no lombo de um cavalo.”
Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br
Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus