A Expedição SerraMar partiu da Serra, na misteriosa Lumiar, andou 73 km até chegar no Mar de Barra de São João, ao lado dos símbolos do município de Casimiro de Abreu
A experiência proporcionou imagens belas e momentos fantásticos, inclusive um encontro com um bugio que desceu do morro a beber água; e o incrível contato com as águas do Oceano Atlântico. Os cavalos, de raças marchadoras, contribuíram para que a tarefa fosse mais suave, e receberam o carinho e os cuidados merecidos. De tempos em tempos, uma paradinha para descanso, à sombra.
Recolhidos na Pousada Luar da Serra uma noite antes de iniciar o passeio, o grupo parte de Lumiar, em Nova Friburgo/RJ, e percorre 18 km até a pitoresca localidade de Aldeia Velha, cruzando o Encontro dos Rios Macaé e Bonito de Cima, seguindo até a Toca da Onça e descendo pelo Macharet, por estradas salpicadas de sombras e surpresas, rochas vulcânicas e cachoeiras, córregos e muros de pedra. A primeira parada é na Pousada Estrela Dalva e a expedição passa, só nesse primeiro dia, cavalgando por três municípios: Nova Friburgo, Casimiro e Silva Jardim.
No dia seguinte, a travessia do trecho mais diversificado e difícil, até a Cidade de Casimiro de Abreu, pela Trilha Equestre do Matumbo, com imensas pastagens, muitos córregos e desafiadores caminhos de pedra e em encosta. Alguns percalços, como uma árvore tombada no caminho. Por fim, a entrada triunfal na Sede Municipal e o devido descanso do segundo dia com um churrasco no Restaurante Saloon da Fazenda Casimiro, após os 19 km do trecho.
O dia final não poderia ser menos aventureiro: 36 km de estradas rurais, cruzando várias fazendas, descortinam aos cavaleiros o incrível contraste entre a planície e o Morro de São João. O almoço tropeiro na Fazenda Carioca renova as forças. A cada parada para suspirar a paisagem, um novo atrativo: o Morro do Vulcão; o ‘Stonehenge Casimirense’; os búfalos africanos; a pradaria sem fim e a ‘Reta da Fé’, com seus infindáveis 3,5 km de comprimento.
Na chegada a Barra de São João, pela bucólica e centenária Beira-Rio e seu casario colonial, a expedição passa pelo Museu Casa de Casimiro e alcança a Prainha e o Praião, bem ao lado da Igreja e do Túmulo do maior Poeta Romântico Brasileiro, para desfrutarmos do mar, animando os cavalos com suas espumas brancas.
Por Mauro M. Goulart – Fazenda Casimiro de Abreu – [email protected]
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e exibir anúncios personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.