No último texto relativo à minha recente viagem à Inglaterra, destaco uma atividade que nem sabia que existia na Europa. Fazem alguns anos, em uma cavalgada nos Emirados Arabes, cruzei com alguns beduínos treinando seus falcões no deserto, eles estavam de jipe e eu a cavalo.
Também na Mongólia, eu tive um breve contato com essa atividade tão tradicional nas montanhas do pais.
Agora na Inglaterra, tomei conhecimento do Centro de Falcoaria a Cavalo que fica junto do parque nacional de Dartmoor.
Leia mais:
Dentre suas atividades, incluem a caça simulada aonde ambos, cavalos, águias e falcões mostram suas aptidões. Cursos também estão disponíveis, mostrando como treinam os falcões e os cavalos, e como resultam em uma equipe feliz.
O curso ensina os fundamentos da falcoaria, equipamentos, manuseio, treinamento básico de aves de rapina, introdução de falcões e cavalos uns aos outros, manuseio prático montado, melhores práticas e o que fazer se algo der errado.
O curso inclui caça simulada com águias e falcões, dando a oportunidade de sentir como seria a falcoaria em campo. Até onde sei, este é o único curso desse tipo disponível no mundo.
A equipe de marido e mulher Martin e Philippa Whitley combinam a paixão pela falcoaria e cavalos puro-sangue inglês. “Nossa missão é mostrar às pessoas o quão versátil um ex-cavalo de corrida bem treinado pode ser, quando eles chegam ao fim de sua carreira de corrida, nós os treinamos para trabalhar com nossas águias e falcões, combinando as antigas artes da equitação e falcoaria de uma forma adequada ao mundo moderno”
Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
Foto: Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus