Os organizadores do Gallops lançaram sua nova aventura equestre que terá uma centena de cavaleiros-aventureiros pelo deserto da Tunisia no próximo dia 12 a 19 de novembro de 2022.
Depois do Sultanato de Omã e suas fascinantes areias de Wahiba (2014), Marrocos e as dunas de Merzouga (2017), Índia e as areias do Rajastão (2018) e Jordânia e as paisagens extraterrestres de Wadi Rum (2021), é no Sahara tunisino, no sopé da Cordilheira do Atlas, que vai acontecer a quinta edição do Gallops Tunisia.
A Tunísia é um país fascinante, cheio de verdadeiros tesouros escondidos. É um país que tem um patrimônio, uma cultura e uma história riquíssima. Cartago, cidade fenícia de influência grega, é um dos sítios arqueológicos mais emblemáticos do planeta. A Tunísia foi uma joia do Império Romano. E um país abraçado pelo mar, e os berberes têm marcado a montanha e o deserto com a sua presença durante séculos. Algumas aldeias de montanha com as suas grutas são maravilhas notáveis.
Anantara, um refúgio de paz no deserto
Partindo do super hotel Anantara Sahara Tozeur Resort, base da aventura, os cavaleiros vão atravessar as dunas de Nefta por dois dias até chegar a Ong-jmal, local famoso por ser uma das cenas filmadas em Star Wars.
A rota continuará no famoso triângulo do Oásis das Montanhas do Atlas, cujo sopé começa na Tunísia antes de se expandir pela Argélia e Marrocos. No percurso o local de mais um filme, Black Gold. O final será no oásis de montanha de Midès.
O bem-estar dos cavalos
Os cavalos estão sendo selecionados. Serão Berberes alugados de criadores e centros equestres tunisianos que começarão seu treinamento de resistência em breve.
O bem-estar dos cavalos é uma das principais prioridades da organização Gallops. Cinco veterinários farão duas verificações por etapa e os cavalos serão constantemente monitorados pela “caravana” que os acompanha. A duração de cada etapa foi reduzida para trinta quilômetros e, como em todas as edições, o nível equestre dos cavaleiros será verificado de perto.
Sem a necessidade de serem especialistas em Enduro, os participantes devem ser cavaleiros experientes. Nas edições anteriores do Gallops, alguns pares inseparáveis foram formados entre cavaleiro e cavalo durante a aventura no deserto, a ponto de não poderem ser separados um do outro. Os competidores adquiriram e importaram seus cavalos para serem reunidos em seu novo lar para sempre.
O bem-estar dos cavaleiros
Às vezes a aventura pode ser difícil para alguns, mas o conforto espera todos os participantes no final de cada etapa: um bivaque confortável com tendas que mais parecem lounges reais. As refeições sob comando dos chefs do restaurante Anantara Sahara Tozeur Resort, com sabores berberes e asiáticos.
Por: Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
Foto: Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus