Galope na praia é um dos vídeos mais assistidos no Instagram este ano, com quase meio bilhão de visualizações!

É a fantasia de qualquer pessoa que gosta de cavalos: você e seu cavalo galopando na praia com o sol brilhando e as ondas quebrando na areia molhando os cascos do cavalo. Seu cavalo e você se sentem livres voando sem asas ao longo da praia entre as gaivotas.

Preparar seu cavalo para uma cavalgada na praia

Embora o sonho de cavalgar na praia seja de muitos, nem todos podem transformá-lo em realidade, a menos que o oceano esteja perto de você. De qualquer maneira quando tiver essa oportunidade, você deve preparar seu cavalo para essa aventura, se quiser que ela seja tão maravilhosa quanto em seus sonhos.

Cavalo encontra a praia

Se o seu cavalo nunca viu o oceano, não deve chegar na praia e fazê-lo chegar perto do mar imediatamente. Embora alguns cavalos possam entrar facilmente na água, a maioria não quer chegar perto das ondas. A simples visão do mar pela primeira vez pode assustar até mesmo um cavalo normalmente calmo.

Ele estará em um ambiente totalmente novo, diferente, com o vento soprando, o som e o movimento das ondas. Seu cavalo deve estar confortável perto da água antes de fazer um passeio na praia, isso significa ensiná-lo a andar na água antes. Riachos são o tipo de obstáculo mais próximo que você encontra e que ajudará seu cavalo a se acostumar com a ideia de entrar no mar.

A primeira vez que você levar seu cavalo à praia, tente ir com cavaleiros em cavalos experientes na praia. Se os outros cavalos do seu grupo estiverem calmos, isso ajudará muito a aumentar a confiança do seu cavalo. Escolha um dia e hora em que a praia esteja relativamente tranquila, sem pessoas jogando bola, ouvindo música alta. Procure organizar sua cavalgada durante a maré baixa, quando a areia deve estar mais firme e as ondas menos violentas.

Entrar no mar

Ao chegar com seu cavalo na praia pela primeira vez, esteja preparado para que ele fique em alerta máximo. Os sons e cheiros do oceano serão novos para ele e podem ser intimidantes, deixe-o se acostumar a estar neste novo ambiente por um tempo antes de montar. Depois procure cavalgar tranquilamente na areia seca e evitar a água por um tempo. Quando sentir que ele já está tranquilo, aproxime-se lentamente do mar, tendo o cuidado de ler as dicas de seu cavalo para determinar como ele está. Um método para fazer ele entrar aos poucos na água é andar em círculos na areia, movendo-se lentamente em direção à água a cada círculo. Esteja preparado para uma reação de surpresa na primeira vez que ele sentir a água bater nas pernas.

Cavalo pode sentir vertigem

Se o seu cavalo já está tranquilo em águas rasas procure mantê-lo ao passo pois quando vier uma onda, muitos cavalos sentem vertigem e podem cambalear quando ela começa a retroceder. Se isso acontecer, ajude seu cavalo a se equilibrar usando as rédeas e as pernas.

Alguns cavalos gostam tanto da água que querem rolar nela. Se seu cavalo abaixar a cabeça e começar a dar patadas, toque ele para frente e puxe sua cabeça para cima, caso contrário, você pode tomar um banho junto com ele!

Minhas cavalgadas em praias

Eu gosto muito de cavalgar na praia. No Brasil as cavalgadas nas praias de Pipa, Trancoso, Caraíva e Lagoa dos Patos são inesquecíveis!  Minha égua Shakira parece que voa em cada galope.

As cavalgadas nas praias de Vilanculos em Moçambique e em Sandal Island na Indonésia são emocionantes, uma experiência de equitação com muita aventura.

Por Paulo Junqueira Arantes
Cavalgadas Brasil

Mais notícias sobre cavalgadas você encontra no portal Cavalus