Cavalgadas Brasil

Os encantos da Sandal Island – Indonésia

Paulo Junqueira esteve em uma ilha historicamente conhecida como Sandal Island, próxima de Bali, no leste da Indonésia, e nos conta tudo

A Indonésia é um país com milhares de ilhas. Sobretudo, em uma delas, a Sandal Island, as crianças começam se preparar desde cedo para a Pasola. Tratapse de uma tradição equestre que vim conhecer.

A vida dos moradores da ilha é conectada com seus cavalos. Depois de conversar com alguns moradores percebi o quanto estão espiritualmente ligados ao cavalo. Acredita-se que esses animais fazem parte da vida deles desde meados do século 18.

A raça local, Subanesa, leva o nome da ilha em que são criados. São cavalos rápidos, ágeis, com grande resistência e bom temperamento.

 Na vida da aldeia, são usados para trabalhos leves, passeios e, para Pasola, grande evento anual que mescla tradição e cultura.

Os encantos da Sandal Island – Indonésia

Acima de tudo, a Indonésia é país com muitos contrastes e grande beleza natural. Tem Bali como seu destino turístico mais conhecido. Em minha busca por diferentes culturas e destinos equestres pelo mundo, encontrei essa ilha, entre as milhares do país.

Rendeu uma bela cavalgada e a minha presença para essa tradição equestre inusitada, a Pasola – que significa lança -, que aconteceu na semana e eu estive por lá. Só para exemplificar, a cavalo os aldeões em equipes opostas se envolvem com lanças em um esforço para derrubar um ao outro. Dessa forma, demonstrando habilidade e precisão.

De acordo com a tradição, o duelo é uma forma de agradecer os ancestrais por uma colheita bem-sucedida. Ademais, ainda de garantir outra próspera colheita de arroz. Assim sendo, o ritual mudou ao longo do tempo para uma batalha simulada.

Os encantos da Sandal Island – Indonésia
Os encantos da Sandal Island – Indonésia
Os encantos da Sandal Island – Indonésia

Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br

Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus