São Roque é o Santo Peregrino!
São Roque (SP) é conhecida como Terra do Vinho e da alcachofra, chegando a receber mais de 20mil visitantes por final de semana. Mas, a cidade também tem uma grande tradição com cavalos e uma enorme religiosidade. Romaria a cavalo é algo cultural e está na veia dos são roquenses, afinal São Roque é o Santo Peregrino!
As principais romarias da cidade vão para o Santuário de Pirapora do Bom Jesus (SP) e para o Santuário de Aparecida do Norte (SP). Cada bairro da cidade, cada grupo de amigos, faz a sua.
Já em sua 9ª edição, aconteceu essa semana a Romaria das Cavaleiras de Santa Francisca Romana. Ela foi idealizada para comemorar o Dia das Mulheres e fortalecer os laços de amizade entre as cavaleiras de toda a região. A romaria tem foco na religiosidade, no culto a Nossa Senhora Aparecida e a Santa Francisca Romana. De origem italiana, ela foi canonizada em 1608, e dedicou a sua vida a caridade e ajuda ao próximo.
Suas idealizadoras, Aline Lombard e Elena Arosio, passam o ano fazendo eventos, missas e passeios a cavalo, para arrecadarem verbas para esta romaria, que hoje conta com mais de 300 cavaleiras da região e inspirou outras cidades a também fazerem a sua.
A cor rosa predomina na romaria, muitas das mulheres vão de camisetes, polos e bonés rosas, assim como os cavalos usam mantas e cabrestos rosas e as charreteiras, capricham na decoração. A música sertaneja corre solta, cada charrete com sua caixa de som e várias cavaleiras com suas caixinhas, uma cacofonia musical!
“São as águas de março, fechando o verão”
Como a romaria ocorre em março não é surpresa a chuva, pelo contrário, é quase de praxe mas, as mulheres não tem medo, são todas doces, mas não são de açúcar, então, bora vestir as capas e seguir caminho!
Uma das regras dessa romaria é que não pode haver homens montados, mas vemos eles descarregando os cavalos, selando, engatando as charretes e fazendo apoio.
Depois de 15km de trajeto, todos os apoios estão com o acampamento montado, discos de arado no fogo, bebidas geladas, música alta, caminhões e trailers enfileirados, e eles, os cowboys, preparando a comida para as cavaleiras.
A chegada da romaria ao Santuário de Pirapora do Bom Jesus sempre é com muita emoção e conta com a benção do padre a todas que fizeram a peregrinação.
A noite corre jantar tropeiro em fogão a lenha e muita moda de viola…. Domingo as 9h30 tem a missa das romeiras e retorno a São Roque!
Por: Anne Luiuse Vinson, amazona
Colaboração: Cavalgadas Brasil
Fotos: Reprodução / Arquivo pessoal / Anne Luiuse Vinson
Leia mais sobre Cavalgadas aqui.