Cavalgadas Brasil retrata romaria feminina de São Roque (SP)

Em comemoração ao Dia da Mulher, Paulo Junqueira do Cavalgadas Brasil abre espaço para Anne Louise Vinson reportar uma cavalgada exclusiva para mulheres que participou na cidade

São Roque é o Santo Peregrino!

São Roque (SP) é conhecida como Terra do Vinho e da alcachofra, chegando a receber mais de 20mil visitantes por final de semana. Mas, a cidade também tem uma grande tradição com cavalos e uma enorme religiosidade. Romaria a cavalo é algo cultural e está na veia dos são roquenses, afinal São Roque é o Santo Peregrino!

Cavalgadas Brasil retrata uma romaria feminina de São Roque (SP)
Romaria é exclusiva para mulheres

As principais romarias da cidade vão para o Santuário de Pirapora do Bom Jesus (SP) e para o Santuário de Aparecida do Norte (SP). Cada bairro da cidade, cada grupo de amigos, faz a sua.

Já em sua 9ª edição, aconteceu essa semana a Romaria das Cavaleiras de Santa Francisca Romana. Ela foi idealizada para comemorar o Dia das Mulheres e fortalecer os laços de amizade entre as cavaleiras de toda a região. A romaria tem foco na religiosidade, no culto a Nossa Senhora Aparecida e a Santa Francisca Romana. De origem italiana, ela foi canonizada em 1608, e dedicou a sua vida a caridade e ajuda ao próximo.

Cavalgadas Brasil retrata romaria feminina de São Roque (SP)
Idealizadoras da romaria

Suas idealizadoras, Aline Lombard e Elena Arosio, passam o ano fazendo eventos, missas e passeios a cavalo, para arrecadarem verbas para esta romaria, que hoje conta com mais de 300 cavaleiras da região e inspirou outras cidades a também fazerem a sua.

A cor rosa predomina na romaria, muitas das mulheres vão de camisetes, polos e bonés rosas, assim como os cavalos usam mantas e cabrestos rosas e as charreteiras, capricham na decoração. A música sertaneja corre solta, cada charrete com sua caixa de som e várias cavaleiras com suas caixinhas, uma cacofonia musical!

ECavalgadas Brasil retrata romaria feminina de São Roque (SP)
E o rosa é a cor predominante do evento

“São as águas de março, fechando o verão”

Como a romaria ocorre em março não é surpresa a chuva, pelo contrário, é quase de praxe mas, as mulheres não tem medo, são todas doces, mas não são de açúcar, então, bora vestir as capas e seguir caminho!

Uma das regras dessa romaria é que não pode haver homens montados, mas vemos eles descarregando os cavalos, selando, engatando as charretes e fazendo apoio.

Cavalgadas Brasil retrata romaria feminina de São Roque (SP)
Anne Louise Vinson

Depois de 15km de trajeto, todos os apoios estão com o acampamento montado, discos de arado no fogo, bebidas geladas, música alta, caminhões e trailers enfileirados, e eles, os cowboys, preparando a comida para as cavaleiras.

A chegada da romaria ao Santuário de Pirapora do Bom Jesus sempre é com muita emoção e conta com a benção do padre a todas que fizeram a peregrinação.

A noite corre jantar tropeiro em fogão a lenha e muita moda de viola…. Domingo as 9h30 tem a missa das romeiras e retorno a São Roque!

Por: Anne Luiuse Vinson, amazona

Colaboração: Cavalgadas Brasil

Fotos: Reprodução / Arquivo pessoal / Anne Luiuse Vinson

Leia mais sobre Cavalgadas aqui.