Cavalgadas Brasil

Salon Du Cheval D’El Jadida

Na sequência do texto da última semana, fui visitar um grande evento como o Salon Du Cheval D’El Jadida

Foi uma oportunidade de adquirimos muito conhecimento. Além das provas hípicas, da troca de informações nos estandes, temos os shows e as competições de raças, no caso deste evento, das raças árabe, árabe-berbere e berbere.

Me interessei pela oportunidade de conhecer mais sobre o berbere. É uma das raças mais antigas do mundo; muitas pinturas rupestres, descobertas arqueológicas e mosaicos testemunham isso. Foi montando em cavalos berberes que os muçulmanos conquistaram parte da Espanha.

O Berbere está na origem da criação de várias raças, incluindo o cavalo ibérico, o Quarto de Milha e nossas raças brasileiras Mangalarga e Crioulo. Um garanhão presumivelmente berbere, o Godolphin Arabian, faz parte de três fundadores da raça do puro sangue inglês. Dócil e rústico, o Berbere foi criado no território que se estende da Líbia ao Marrocos para trabalhar, caçar, guerrear e desfilar.

Tem um filme interessante – Aoudi – Nas Pegadas do Cavalo Berbere – clique aqui. O filme mostra a aventura de Gwladys Lecarpentier, que acompanhada de duas éguas marroquinas, uma berbere pura e a outra cruzada berbere-árabe, saiu de Marraquexe e seguiu durante nove meses, quase três mil quilômetros, de uma rota ancestral da conquista dos mouros, cruzando o Marrocos, Portugal e Espanha, até chegar em Poitiers na França.

Um filme que conta a história da missão de mostrar essa raça de cavalos lendários e suas origens. Uma maravilhosa aventura que serve de inspiração para nossos próprios planos e sonhos de viagem a cavalo.

Por Paulo Junqueira Arantes
www.cavalgadasbrasil.com.br

X