Há séculos, quando a China ainda nem havia erguido sua Muralha o povo da Mongólia já era nômade e passava seus dias a cavalo
Gelo e ossos pré-históricos em um deserto paradisíaco com dunas que chegam a 800 metros de altura, florestas e rios dentro de um Parque Nacional intocado, cavalos selvagens e um povo nômade como não existe mais em lugar nenhum do mundo. Tudo isso numa viagem aonde dormimos em acampamentos em que esse povo vive a centenas de anos. Uma Travessia na Mongólia é quase uma viagem através do tempo.
Segundo relatos chineses, que remontam a séculos antes de Cristo, a região correspondente à Mongólia atual foi ocupada por diversas tribos nômades. Os Hunos, que foram os maiores cavaleiros da historia, aparentemente migraram para oeste a partir das estepes da Mongólia. No final do século XII, um jovem chamado Temujin unificou algumas tribos mongóis e turcas, e depois de vencer varias batalhas, foi aclamado por todos os mongóis como Genghis Khan (poderoso governante) e a partir daí saiu com a maior cavalaria de todos os tempos, para conquistar parte do mundo.
A tradição equestre mongol é um patrimônio cultural vivo desde o tempo dos Hunos e Genghis Khan. Ainda hoje, os mongóis criam seus cavalos livremente em uma condição semi- selvagem, em grupos de éguas com um garanhão. A figura do cavalo é tão essencial na cultura do país, que ela é central também no seu sistema de crenças.
Boa parte do território do pais é ocupada por estepes e desertos. A Estepe do Gobi é o único remanescente de estepe intacto no mundo. Tendo mantido grande parte da sua milenar tradição nômade, a Mongólia é um dos únicos lugares do mundo aonde você pode interagir de verdade com povos nômades, com sua cultura única (centrada na vida de pastoreio), a paisagem agreste e a vida selvagem. Os pastores que representam quase metade da população do pais, levam uma vida semi- nômade, mudando os seus animais com as estações do ano como fizeram durante séculos.
Nossa cavalgada é uma experiência impressionante, o constante visual ‘vazio’ e a vastidão de horizonte completamente silencioso e sem árvores, completamente desprovido de cercas. Nenhum traço da atividade humana, exceto os pastores e seus rebanhos vagando na paisagem. Cavalgamos por zonas de transição do Gobi com estepes, semi estepes áridas, dunas e formações rochosas gigantes. Gobi no idioma mongol significa deserto é uma área totalmente inóspita e cobre um terço do pais. Trata-se de uma área de extremos em que no verão a temperatura chega a 40º e no inverno menos 40º.
Cavalgamos por duas áreas muito diferentes. Do nordeste de Ulaanbaatar para o deserto do norte, a primeira parte da viagem é sobre as estepes sem árvores e, em seguida, rumo ao norte, a segunda parte está no Gorkhi -Terelj National Park e Khenti Khan Zona de Proteção Especial, que é uma floresta de montanha. Passamos por montanhas, estepes, florestas e prados arborizados e campos ao longo dos rios. Em muitos trechos estamos refazendo os passos de Gengis Khan.
Na Mongólia existem milhares de camelos bactrianos (asiático) sendo que dois terços estão no Gobbi e muitos deles ainda são selvagens. Mesmo que lentos para nossos parâmetros equestres, cobrem 5 km por hora e sua capacidade de carga e resistência são incríveis. Carregam tranquilamente 250 kg e podem ficar uma semana sem água e um mês sem comida! (em compensação, um camelo sedento pode tomar 200 litros de água em um dia). No convívio com esse povo vamos poder entender a importância desses animais na vida deles. Junto com os cavalos, os camelos fazem parte da família. Deles vem a lã e o leite.
O contato com este povo muitas vezes se dá pela linguagem da mímica, mas para ter aulas de arquearia basta observar como lidam com o arco e a flecha. Tomar um tarãg, iogurte de leite de iaque, com nosso jolooch (guia), acompanhar as disputas festivas que envolvem arquearia e lutas tradicionais são só algumas das experiências inesquecíveis desta viagem.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e exibir anúncios personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.