Cavalgadas Brasil

Travessia nos Alpes – Itália

Nesta cavalgada exploramos a Cordilheira Dolomiti, classificada pela UNESCO como Patrimônio Mundial

Se há uma parte da Itália que pode realmente afirmar que não perdeu nada de sua natureza selvagem é, certamente, a região do Alpes. Esta cadeia de montanhas tem uma silhueta imponente na fronteira norte da Itália. Somente aventureiros mais intrépidos se atrevem a atravessar essa região acidentada.

Travessia nos Alpes – Itália

Dessa forma, cavalgamos durante cinco dias por algumas das paisagens mais deslumbrantes dos incríveis Alpes italianos. Sobretudo, uma viagem a cavalo para quem gosta de aventura. Já no primeiro dia passamos pelo belíssimo e bem escondido Lago Antermoia,  uma piscina azul-turquesa situada entre picos surpreendentes.

Nos dias seguintes, exploramos as Dolomitas. Montanhas espetaculares com desfiladeiros profundos, esculpidos ao longo de milênios. Em seguida, chegamos aos remotos picos de calcário pelos quais essa espetacular cadeia de montanhas é famosa.

Peculiaridades

Essa cavalgada é somente para quem tem boa experiência e bom condicionamento físico. Cruzamos, portanto, trechos de altitude com desfiladeiros muito íngremes em que temos que descer e puxar os cavalos. As trilhas são estreitas atravessando picos e cumes que desafiam a gravidade. Avistamos águias e falcões no céu azul da região.

Travessia nos Alpes – Itália

No último dia a cavalo no topo do mundo chegamos a SeiserAlm. Surpreendentemente o maior campo de alta altitude da Europa. A hospedagem em cabanas tradicionais na montanha, algumas na casa de fazendeiros tradicionais com quem trocamos muitas histórias ao redor do fogo a noite.

Nossa montaria, cavalos Haflinger, proporcionam um prazer especial. Acima de tudo, são famosos por seu bom temperamento, agilidade, resistência. E, é claro, sua linda coloração loira-mel.

A história do cavalo Haflinger remonta à Idade Média. Oficialmente a raça foi criada em 1874 com o nascimento do garanhão 249 Folie. Que era de uma fazenda de montanha tirolesa e de um garanhão árabe nos Alpes tiroleses do sul.

Travessia nos Alpes – Itália

Quaisquer que sejam suas origens, a raça se desenvolveu em um clima montanhoso e foi capaz de prosperar em condições adversas. O Haflinger passou por muitos estágios em seu desenvolvimento. Desde um cavalo de tração, depois no uso militar e, finalmente, como cavalo de esportes e lazer.

Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br

Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus