Cinema

One Half Of Me – Aika Jonka Sain

Longa-metragem de 2020 baseado em fatos reais. Conta, sobretudo, a história da amazona Jaana Kivimäki

Com o título em inglês One Half Of Me, Aika Jonka Sain (tradução livre em português ‘O tempo que me foi dado) estreou em março de 2020. O longa-metragem conta a incrível história de sobrevivência de uma mulher finlandesa.

Jaana Kivimäki é dona de um bar e mãe de dois filhos. Contudo, seu hobby é montar cavalos. Tudo que ela sempre fez em seu tempo livre.

O filme retrata a vida de Jaana, que mora junto com um parceiro carismático, mas mau humorado, Marko. A vida dela está prestes a mudar totalmente de direção quando ela sofre um grave acidente e fica paraplégica.

Enquanto as palavras ‘quando um acidente devastador é o começo de uma nova vida’ aparecem na tela, é difícil não se sentir inspirado e admirado pela história da hoje atleta finlandesa do Para Dressage.

Foram Tuukka e Olga Temone que procuraram Jaana para pedir que pudessem contar sua história. Tuukka, sobretudo, ficou responsável pela direção, enquanto Olga interpreta o papel principal. Sebastian Rejman faz Marko.

O acidente que a deixou paralisada da cintura para baixo aconteceu em 2004 e foi seu maior desafio. Você poderá ver no filme Jaana a caminho de uma competição, quando parou para verificar o barulho alto de trailer. A porta de trás se soltou, esmagando duas vértebras e rompendo sua medula espinhal.

One Half Of Me destaca a agonia e a luta que o atleta passa após esse momento. Também mostra que, por causa de sua profunda conexão com os cavalos, além de sua coragem, fé e vontade forte, conseguiu avançar na vida como sobrevivente.

 Assista ao trailer:

Fonte: FEI

Veja mais da editoria Cinema no portal Cavalus