Filme baseado na história real de um cavalo de corrida campeão, supostamente sequestrado pelo IRA, resgatado por um garoto órfão
Um órfão sonha em seguir os passos profissionais do pai e se tornar um famoso jóquei. Mas tudo se complica quando terroristas do IRA sequestram seu cavalo e ele entra em uma perigosa aventura para encontrar o animal. O adolescente foge de um reformatório e se esconde em uma fazenda ao ficar sabendo que um valioso cavalo de raça foi sequestrado por integrantes do Exército Republicano Irlandês e tenta libertar o animal.
A fazenda é dirigida por Eammon Garritty (David Warner), um simpatizante do IRA. Depois que as autoridades irlandesas se recusam a pagar um resgate de 5 milhões de libras, o sinistro terrorista Gavin O’Rourke (Mickey Rourke) ordena que o cavalo seja baleado, mas antes disso, o animal escapa com Kevin (Tim Walsh), o órfão. Kevin e o cavalo são posteriormente ajudados pelo funileiro Joseph Maguire (Ian Holm) e sua neta Kate (Laura Murphy).
Shergar na vida realNa história real, Shergar, nascido em 3 de março de 1978 e falecido em fevereiro de 1983, foi um cavalo de corrida de origem irlandesa, treinado na Inglaterra, e vencedor do 202º Epsom Derby (1981) por dez corpos de diferença, a maior margem de vitória na história da corrida. Dois anos depois, em 8 de fevereiro de 1983, ele foi roubado do Ballymany Stud, perto de The Curragh, no condado de Kildare, Irlanda, por homens armados mascarados e nunca mais foi visto. O incidente foi a inspiração para vários livros, documentários e esse filme.