Era em um buraco no chão com pedras em cima fazendo se valer do calor que os índios cozinhavam de modo primitivo

A evolução desse método levou aos fogões a lenha de hoje, que nos remete, especialmente, às casas de fazenda, ao modo rústico de cozinha. Mas cozinhas modernas também estão adotando esse utensílio. Seja ele instalado em uma decoração rústica ou moderna, fato é que o sabor dos alimentos é sem igual, sem contar no visual charmoso para a sua cozinha.

A identidade principal desse utensílio é seguir uma linha rústica. Uma das formas de decorar sua cozinha é utilizar móveis em madeira e a bancada em alvenaria com revestimento em cimento queimado, pastilhas, ladrilhos hidráulicos, azulejos, tijolos aparente ou só uma pintura com sua cor preferida. E claro, que para entrar mais no clima não se esqueça de adquirir umas panelas de pedra ou cobreadas, que irão deixar o ambiente mais bonito.

Outro detalhe indispensável é que ao escolher ter um fogão a lenha é preciso pensar na coifa para que o cheiro e a fumaça não espalhe no espaço. Na hora de projetar é preciso pensar em algum compartimento na própria bancada para guardar as lenhas, isso deixa o ambiente organizado e com ar mais acolhedor.

No Brasil é possível encontrar fogão a lenha montado em metal, em que se utiliza carvão vegetal ou lenha na parte de baixo, aquecendo tanto o forno como uma chapa de metal instalada em seu topo, onde são colocadas as panelas, visto comumente no Sul, e também de alvenaria, em que o ar quente resultante da queima da lenha circula até a base da chaminé, onde normalmente é instalado um forno, feito em aço ou ferro fundido, muito utilizado nos estados de Minas Gerais e interior de São Paulo, por exemplo.

Enfim, a aposta em uma decoração rústica para quem quer um forno a lenha irão proporcionar bons momentos na hora de cozinhar para amigos e família.

Fogão a Lenha com pintura vermelha fazendo par com a decor toda em madeira
Fogão a Lenha revestido com tijolo aparante
Fogão a Lenha revestido em pastilha amarelo e branco com portas de ferro fundido
Fogão a Lenha revestido com pastilha bege e panelas de cobre
Fogão a Lenha com parede em ladrilho hidráulico e bancada de madeira

 

Escreva um comentário