O ferro fundido promove um toque rústico e provençal

A beleza e versatilidade da arte em ferro fundido para deixar sua decoração ainda mais especial

Gostamos muito da madeira, mas não podemos deixar de olhar as esculturas, peças e os móveis em ferro fundido. Dão um toque de rusticidade em qualquer decoração. Além disso, as mobílias feitas em ferro têm um ótimo custo-benefício, uma vez que têm resistência e durabilidade a um preço acessível.

Sem dúvida alguma, sua decoração vai ficar delicada e, ao mesmo tempo, sofisticada. As possibilidades com toda a certeza são infinitas para o uso desse material na decoração. Não só os móveis de ferro fundido, mas também outras peças cabem bem em vários ambientes: sala de estar, hall de entrada, cozinha, quarto, banheiro, sacada ou varanda, jardim.

Antes de mais nada, saiba que o ferro fundido é caracterizado por uma liga de carbono e ferro chamada de ferro-gusa. Contém altos teores de silício em sua composição, diferindo do aço por conta da porcentagem de carbono. Ele se origina por meio de dois tipos de forno.

O cubilô, que funciona por fusão e derrete a carga metálica ao utilizar um combustível sólido como fonte de calor, e o forno elétrico. Assim sendo, chega-se a três tipos: cinzento (o mais comum e mais barato); nodular (mais resistente e mais parecido com o aço); branco (mais utilizado em peças que tenham alta resistência à abrasão).

Os dois primeiros, mais usados na decoração. Em um dado curioso, acredita-se que o ferro fundido surgiu em 5000 a.C. com a finalidade de fazer objetos usados como ferramentas para o trabalho.

Se jogue, captando móveis, objetos e detalhes para sua casa ficar ainda mais bonita.

Fonte: alberomoveisrusticos e blog.quintadellarte
Crédito da foto: Divulgação/Albero Móveis

Veja mais notícias da editoria Decoração no portal Cavalus

Deixe um comentário