Quem casa quer casa… como decorá-la?

É na adolescência que começamos a manifestar os primeiros interesses na decoração, sugerindo mudanças no nosso próprio quarto e exigindo novas peças de mobiliário.

Com o tempo, nosso gosto muda, nossas necessidades também e acabamos nos arrependendo destas escolhas em poucos anos. Quando a opção é o modulado, uma escolha mal feita pode significar um prejuízo grande!  Os modulados costumam ter modelos e tonalidades que, com o passar dos anos, ficam ultrapassados e acabam saindo de linha, o que dificulta a possibilidade de reaproveitamento no futuro, caso seja possível fazer alguns ajustes.

Sendo assim, é bom pensar em opções neutras, mais fáceis de adaptar, afinal esta decoração provavelmente permanecerá conosco até que deixemos a casa de nossos pais. Mas o que fazer quando vamos nos casar e temos que escolher a decoração da casa inteira? Em primeiro lugar, é preciso ser criativo e ousado! Lembre-se que, no começo da vida a dois, o dinheiro sempre é curto e o gasto com o casamento foi alto. Nesta hora, planejamento significa economia.

Depois da festa e da lua de mel, chega a hora de investir na casa. Encontrá-la cheia de caixas de mudança e presentes é sinônimo de muito trabalho.  A primeira dica é verificar se você vai ter lugar para guardar tudo aquilo que ganhou. Se a resposta for não, vá separando tudo que não irá precisar, inclusive aqueles itens repetidos ou que não lhe agradaram para fazer a trocar nas lojas. Uma boa opção é ter caixas organizadoras devidamente etiquetadas, com o nome da loja e pegar um vale para que possa optar por mercadorias que realmente serão imprescindíveis. Caso não tenha problemas com espaço, cuidado com os excessos!

Com os vales em mãos, chega a hora de avaliar o que vai querer para sua casa. Qual é o seu estilo? O que te faz feliz e te deixa confortável?  Nesta hora, muitas dúvidas podem surgir.

Veja algumas dicas:

Pense nos seus hábitos e no que poderia facilitar sua vida;

Tente equilibrar design e função;

Escolha peças decorativas bonitas, pois costumam ser bem caras;

Pense em um cantinho verde! Não importa o tamanho de sua casa ou apartamento, é possível trazer um pouco da natureza pra perto de você.Vale até vasinho de temperos na cozinha!!! Plantas e flores são seres vivos, por isso possuem energia vital e são capazes de renovar e fortalecer a energia de qualquer ambiente e transmitindo boas vibrações.

Não esqueça que os bons móveis são feitos pra durar ao menos cinco anos e, com o gasto que terá ao montar uma casa nova, você, com certeza, desejará que ele dure ao menos dez, por isso deve escolher bem.

Lembre-se que, neste momento, os recém-casados querem um ambiente acolhedor. Cuidado para não encher a casa  com muitos objetos e acabar perdendo o estilo, deixando o ambiente carregado e cansativo. Uma boa opção é manter os ambientes com tons neutros, fáceis de decorar. O papel de parede sempre pode ser uma boa opção.

Nesta fase, na maioria das vezes, os móveis já foram adquiridos e só resta pensar em alguns detalhes, mas são estes detalhes que fazem toda diferença! Um projeto bem feito pode transformar o espaço!

Nunca faça uma compra por impulso e em caso de dúvida chame um profissional para orientá-lo, ele dará as orientações sobre as melhores soluções para atender às suas necessidades, melhorando sua qualidade de vida e sua autoestima dentro do espaço em que vive.

Objetos adquiridos em viagens, peças antigas ou presenteadas por pessoas especiais criam um ar mais pessoal, proporcionam um charme a mais aos cômodos e imprimem seu estilo ao ambiente.

Por Flavia Paes – Arquitetura e Interiores
Fotos: cedidas

Deixe um comentário