A perfeita imitação das características peculiares do granito ou do mármore é o sucesso de uma técnica de pintura ilusionista
Antes de mais nada, você precisa saber que o granito é um tipo de rocha magmática, enquanto seus grãos são constituídos por quartzo e outros minerais. Assim, o mármore é uma rocha originada do calcário. Os dois são usados na construção civil, não só pela durabilidade e resistência, como também pela beleza. Mas, nossa pergunta de hoje é: será que dá para imitá-los na decoração com pintura?
A composição mineralógica do granito pode ser variada, pois além do quartzo, conta com mica e feldspato, que lhe confere cores diferentes. Assim como o mármore é uma rocha formada principalmente pelos minerais calcita e dolomita, mas também conta com quartzo na composição. Geralmente, é uma pedra branca, mas pode conter cores variadas criadas pelo calor e pressão no momento da formação.
Contudo, são pedras caras, já que algumas são muito raras. Por isso, cada vez mais as técnicas de pintura estão aperfeiçoadas. É possível reproduzir quase que com perfeição usando tinta. Sobretudo, algumas técnicas dessa pintura são usadas na decoração desde a antiguidade clássica e por vários povos. No Brasil, o mestre Aleijadinho usou muito essas técnicas em pinturas de igrejas, pois naquele tempo, usar a pedra natural era quase impossível.
Dessa forma, se você está pensando em repaginar uma bancada da cozinha ou banheiro, e até sua mesa de centro, se joga nessa técnica de pintura. As representações do mármore e do granito são usadas, afinal, para revestimento de paredes, lambris, molduras, móveis e outros acessórios em tamanhos variados. Profissionais usam uma técnica mais atual para deixar os objetos mais bonitos e modernos.
Fonte: Cowgirl Magazine, CPR Cursos, Culturamix
Crédito das fotos: Twisted Treasures