Que tal olhar diferente para algo que, aparentemente, está pronto para ser descartado no lixo?

O termo ‘upcycling’ é recente e foi usado pela primeira vez em 1994. A ideia partiu do empresário e ambientalista alemão Reine Pilz. Só em 2002, com o lançamento do livro ‘Cradle to Cradle: Remaking The Way We Make Things’, dos autores britânicos Willian McDonough e Michael Braungart, que o upcycling começou a ganhar o mundo.

O termo sugere a reutilização de produtos que já atingiram o seu ciclo completo de vida, ou seja, que estão prontos para serem descartados. Como comentamos diversas vezes por aqui – e adoramos – é a proposta de criação de coisas novas a partir de objetos sem uso ou antigos. Gerar montes de lixo ou acumular em casa não é legal. Portanto, vamos reciclar, né amigos?!

Ao usar o termo ‘reciclar’, estamos querendo realmente dizer que devemos repaginar objetos, dar nova cara ou novo uso. Já que é importante lembrar que no conceito de reciclagem, o produto geralmente passa por intervenções químicas e mecânicas que modificam sua forma e aspecto original. Não é o caso do upcycling.

Estamos falando aqui de objetos que não perderão sua característica e aspecto original, mas ganharão nova função, como um pallet que vira banco ou um tambor que passa a funcionar como mesa de apoio. Nada melhor para entender do que ver fotos!!!

Upcycling
Upcycling
Upcycling
Upcycling
Upcycling
Upcycling
Upcycling
Upcycling
Upcycling

Fonte: Decorfacil
Fotos: Pinterest

Escreva um comentário