O jeans talvez, ou com certeza, seja a peça de vestuário mais amada e usada em todo mundo
Versatilidade! Esse, muito provavelmente, deve ser um dos motivos para que pessoas em todo o mundo amem e usem tanto o jeans. O mais democrático, acessível e certeiro tecido já inventado.
E como tudo começou? A história dos jeans inicia-se em Nimes, na França, onde o seu tecido foi fabricado pela primeira vez por volta de 1792. Por ser robusto e durável, sem necessitar de grandes cuidados no seu uso, começou por ser utilizado essencialmente em roupas para trabalhos no campo e pelos marinheiros italianos.
A popularização aconteceu quando o jeans chegou aos Estados Unidos e Levi Strauss, lá pelos idos de 1800, procurou o tecido de Nimes para usar na confecção das roupas dos trabalhadores das minas do oeste americano. Precisavam de algo resistente, durável, flexível e confortável de usar.
Em 1837, o alemão Levi Strauss e o californiano Jacob Davis patentearam a calça jeans e surgiu então a famosa Levi’s 501. Com o passar dos anos, a peça foi sendo aprimorada. Foram introduzidos, por exemplo, botões de metal, etiqueta de couro no cós das calças, bolsos traseiros. O azul índigo, tão popular nos jeans atuais, só começou a ser utilizado em 1890.
Mas o que fez essa peça cair no gosto de pessoas de jeitos, formas, personalidades e atividades variadas e distintas? Por volta da década de 30, através de filmes de sucesso que retratavam os famosos cowboys americanos, o jeans ganhou o mundo. A Segunda Guerra Mundial também popularizou a imagem de virilidade que o tecido Denim representava, pois era utilizado nas fardas do exército americano.
E a palavra jeans? Segundo diversas fontes, o ‘tecido de Nimes’ era utilizado na roupa dos marinheiros do Porto de Génova. Esses marinheiros genoveses tinham o costume de chamar ‘genes’ suas calças de trabalho. A pronúncia da palavra no habitual sotaque italiano acabou por se transformar, com o tempo, em ‘jeans’ e assim se espalhou pelo mundo.
No nosso meio, ganhou fama por ter se popularizado no oeste americano e por conta dos filmes. É muito raro ver um cowboy ou cowgirl sem uma peça jeans. Seja calça, colete, jaqueta e até shorts, o jeans é o nosso queridinho! A moda country idealiza peças para o dia a dia e também para montar, que podem ter algumas sutilezas importantes.
Depois de todo o relato acima, só nos resta conferir algumas fotos e nos inspirar!!!!
Fontes: Wikipedia, Revista Glamour, Origem das Coisas
Fotos: Pinterest