A evolução da moda western

De onde vieram todas as estampas, chapéus e franja?

Bordados, franjas, jeans de cintura alta, estampas coloridas, cores brilhantes e até boca-de-sino são vestuário que víamos frequentemente em cena nos rodeios. Mas de onde eles surgiram? As garotas do passado usavam franja e lantejoulas com bastante frequência. Se olharmos para as roupas de hoje, elas não são tão diferentes assim! Claro, passamos por diferentes fases e maneiras diferentes de estilo ao longo das décadas. A moda vem e vai, algumas peças básicas tiveram seu dia de glória em determinados anos e frequentemente voltam à cena como novidade ou releitura.

Roupas estão sendo tiradas dos armários da mãe e da avó e melhoradas. Muita coisa dos anos 90 está voltando ao dia a dia das cowgirls, por exemplo. A moda western está sendo inspiração e está tendo novo ânimo, e isso é maravilhoso! Mas, você já se pegou olhando o passado e imaginando como as cowgirls gostavam de se vestir? Veja abaixo alguns exemplos!

1940 – Dale Evans, atriz, cantora e compositora, esposa de Roy Rogers, foi e sempre será um ícone na indústria western. Ela era destaque do seu tempo e não é difícil perceber porquê. Usava com frequência franja, saias e lantejoulas. Olhe para ela. Um pouco mais brilhante do que o normal, mas ainda é uma das mulheres mais inspiradoras da história.

1950 – Você pode ter em mente peças como saia rodada, lenços de pescoço, estilo rebelde e sapatos de boliche, mas não necessariamente se você estiver falando do estilo cowgirl. Lenços de pescoço são válidos, e muita Levis (calça jeans), chapéus e uma ascensão no uso de camisas amarradas.

1960 – Simplificado e clássico são estilos dessa década. As franjas, que nunca saem de moda, permanecem, e entram em cena as camisas bordadas. Aliás, o bordado começa a ficar cada vez mais proeminente em roupas, acessórios e até em sapatos e botas!

1970 – As coisas se acalmaram nessa década. Aparências simples com acessórios se tornaram um ponto de estilo, não tão diferente dos looks que vemos hoje. Jeans rasgados, camisetas, acessórios em abundância. E não podemos esquecer da calça boca-de-sino! Os anos 70 foram menos country, mas ainda sim o jeans sempre ficou presente.

1980 – Nomeie alguém com mais estilo? Acho que não vamos encontrar. Sissy, do filme Urban Cowboy, mostrou que a cowgirl pode mostrar um pouco, uma barriga de fora, mas ainda ser capaz de chutar a poeira com suas botas. O jeans de um jeito prático faz o tipo de estilo que muitas buscam até hoje.

1990 – As inspiração  dessa década foi Shania Twain e suas calças de cintura alta – as famosas rockies, croped, jaqueta jeans, botas vermelhas e um cabelo solto ao vento. Estilo que as cowgirls ainda usam até hoje, de forma remodelada e moderna.

2000 – Jeans mais baixo, joias mais finas, camisas sem gola eram moda. Brilho também foi reintroduzido, só que um toque diferente, com mais glamour.

Hoje – A moda de hoje é um caldeirão de absolutamente tudo. Extraímos inspirações de cada década, adicionamos nosso próprio toque, colocamos nossas próprias impressões e as usamos com a confiança. Na foto da esquerda, o chapéu tem uma aba da década de 1920, uma camisa asteca que grita 1990, uma camiseta básica que remete aos anos 70, uma saia com franjas de 1940 e botas coloridas. A foto do meio, mostra a volta da influência do bolso smiley dos anos 50, uma vibe de cintura alta de 1990. Já a foto da direita, é uma miscelânea de todos os estilos. Tem franjas de 1940, punhos de 1950, chapéus de 1960, mangas e calça boca-de-sino de 1970, atitude de 1980, jeans de cintura alta de 1990, botas de ginástica que só podem ser encontradas hoje e um visual geral que nunca sai de moda.

O importante a lembrar sobre roupas é que são um reflexo de quem você é por dentro. As tendências vêm e vão, e algumas são mais destacadas do que outras, mas, desde que você continue a ser uma pessoa bonita, clássica e única, ficará bem.

Fonte: Cowgirl Magazine

Deixe um comentário