Versatilidade, casualidade e glamour são três adjetivos que não estão restritos somente à moda feminina
Antes de mais nada, o couro foi um dos materiais mais antigos do mundo a serem utilizados para vestimenta. Você sabia? O motivo era simples: a pele do animal protegia contra o frio e era maleável. Deve ser por esse motivo que a jaqueta de couro é hoje uma peça coringa em qualquer guarda-roupa.
Tudo leva a crer que o início do fascínio pela jaqueta de couro é da época da Primeira Guerra Mundial. Visto que teve inspiração no uniforme de aviação militar e foi adaptada para motociclistas. Assim, ganhando popularidade.
Logo depois, virou símbolo de heroísmo por representar a quebra dos padrões de tão certinho combo terno/gravata. Mas, a jaqueta de couro ficou famosa mesmo em 1953, quando foi usada pelo ícone Marlon Brando no filme ‘O Selvagem’.
Acima de tudo, a jaqueta de couro tornou-se símbolo também da rebeldia nos anos 50. Justamente por ser muito usa na época pelos pilotos das Grandes Guerras e gangues de motociclistas.
Alguns desses pilotos, que já eram verdadeiras gangues durante os combates no céu da Europa durante a Guerra, se reuniram em grupos de motociclistas. Quem não os entendia os taxavam de rebeldes e delinquentes. E a vestimenta que os caracterizavam era a jaqueta de couro.
Avancemos alguns anos e vamos ao que interessa!
Como usar
A jaqueta de couro é uma peça versátil e vai bem com diferentes combinações:
– Durante o dia ou à noite, não tem erro
– Da combinação mais casual à mais formal, vale tudo
– Com camisa e calça social e gravata você pode ir a um encontro de trabalho
– A dupla formada com uma calça jeans é infalível
– Para um look mais despojado, aposte em uma camiseta básica
– Para entrar na moda street style, componha a jaqueta com um moletom de capuz
– Outra combinação que não falha é a camisa xadrez
Fonte: xicogoncalves, universoretro e blog.ferricelli
Crédito das fotos: Pexels/Malcolm Garret e Denner Nunes