Você já imaginou pescar camarões com a ajuda de cavalos?! Parece inusitado, mas essa é uma tradição muito antiga da Bélgica.
Essa pesca inusitada, além de tradicional, virou atração turística no litoral de Oostduinkerke. Por lá, o principal ajudante do homem é o cavalo.
Essa técnica remonta ao século XV na costa norte da França, Holanda e também sul da Inglaterra. A única diferença entre a técnica no passado e hoje é a rede, que hoje é mais resistente.
Oostduinkerke é a única costa marítima do mundo em que ainda se pratica a pesca do camarão a cavalo. Os animais utilizados são da raça Brabant. Os pescadores de camarão a cavalo de Oostduinkerke são considerados desde 2013 como Património Imaterial Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Como é feita a pesca com cavalo?
Os pescadores utilizam equipamento especializados e cavalgam por alguns metros mar a dentro para pescar. A prática é realizada duas vezes por semana, entre os meses de junho e setembro. O trabalho começa às 8h da manhã, quando a maré está baixa e a pescaria duas em média duas horas.
Também chamados de “Caviar do Mar do Norte”, o crustáceo é o ingrediente principal de muitos pratos típicos da região, incluindo croquetes, massas e até tomates recheados.
Infelizmente, segundo os moradores da região, só existem 12 pescadores do crustáceo que utilizam esta técnica, que resiste há mais de meio século.
Confira o vídeo com todos os detalhes sobre essa técnica inusitada!
Por: Camila Pedroso
Fonte: www.fei.org/
Fotos e vídeos: www.fei.org/ / www.mdig.com.br
Mais notícias no portal Cavalus