Diferente dos humanos, os cavalos possuem os olhos posicionados na lateral da cabeça, o que amplia seu campo de visão, essencial para um animal que, na natureza, é presa, e como tal, precisa sempre estar atento. Os cavalos possuem visão periférica muito ampla, capaz de identificar facilmente as ameaças.
Essa característica, por outro lado, restringe sua visão binocular – área em que ambos os olhos “alcançam”, diminuindo assim seu senso de profundidade. Para se ter uma ideia a visão monocular dos cavalos é até cinco vezes menor quando comparada à visão binocular, como nos humanos.
Outro ponto que deve ser observado para que possamos compreender melhor a visão dos cavalos são as orelhas e a cabeça dele. As orelhas do cavalo normalmente apontam para o local de atenção deles e ele costuma utilizar a cabeça levantando ou abaixando, para ajustar o plano de visão.
O formato alongado da cabeça deles acaba provocando um ponto cego logo abaixo do membro e à frente de seu focinho, daí vem a importância das vibrissas, os pelos mais longos e robustos presentes no entorno do nariz e lábios dele. Elas servem como sensores, ajudando o cavalo a sentir o que está a sua frente, atuando como órgãos táteis capazes de guiar os cavalos.
Cavalos enxergam cores?
Por meio de um estudo das estruturas oculares dos cavalos, foi possível compreender que eles possuem maior facilidade para enxergar tons azuis e verdes. Comparados aos humanos, podemos dizer que a visão deles pode ser comparada à dos humanos com protanopia, que é um tipo de daltonismo.
Já no escuro, como a sua retina é grande devido ao tamanho dos olhos, a visão noturna deles é excepcional. Estudos comprovaram que eles são capazes de reconhecer formas mesmo quando a intensidade da luz é baixa e o ambiente tão escuro que pessoas não conseguem enxergar.
Compreendendo como é a visão dos cavalos, é possível entender melhor algumas reações do seu animal, além de saber como evitar problemas durante as interações com ele.
Por Redação Cavalus, com informações da Vetnil.
Fotos: Reprodução / Pexels
Leia mais curiosidades aqui.