Você sabia que o cavalo vive em média 40 anos? Porém, aos 25, o animal já é considerado um idoso. São diversas as curiosidades que envolve a idade dos cavalos, por isso, separamos algumas, confira:
Uma questão que gera bastante curiosidade é a comparação entre a idade dos cavalos com a do ser humano. Apesar de não ser uma comparação 100% precisa, é importante saber a diferença de idade. Um cavalo de um ano, possui, aproximadamente, seis anos e meio em idade humana.
Os cavalos se desenvolvem de uma forma mais rápida do que nós, humanos. Aos quatros anos, alguns equinos já são considerados adultos, enquanto algumas raças de maturação lenta continuarão crescendo, a maioria atingirá seu tamanho adulto entre quatro e cinco anos de idade.
Cavalo mais velho do mundo
Em média, um cavalo pode chegar até os 30 anos de idade, quando bem cuidado. Porém, atualmente temos o recorde mundial de longevidade de um equino, que é de 62 anos. Registrado no Guiness Book, o livro dos recordes mundiais, o garanhão Old Billy, nasceu na Inglaterra em 1760 e viveu como cavalo que puxava barcaças, vindo a falecer em 1822.
O segundo da lista, puro sangue irlandês, Shayne, faleceu em 2013, com 51 anos, que apesar de uma leve artrite, vivia em plena saúde, ao ar livre por algumas horas do dia. Atualmente, não há registro de um cavalo com idade similar ao Shayne e ao Old Billy vivo.
Identificação da idade
Sabe aquele ditado: “Cavalo dado não se olha os dentes”, pois é, é por aí que se identifica a idade dos equinos. A arcada dentária do cavalo sofre modificações ao decorrer do tempo, o desgaste e o atrito entre a parte superior e inferior expõe as estruturas internas, alterando a forma e o desenho das mesmas.
A análise ocorre de acordo com a idade. Um cavalo de até 4 anos e meio, observa-se a troca dos dentes incisivos. Com o crescimento, percebe-se a mudança na anatomia dos dentes, o desenvolvimento do canino, cor do esmalte e a cauda de andorinha que surge por volta dos 7 anos.
Quando nasce, os dentes dos cavalos são brancos, entretanto, com a idade e o desenvolvimento dos dentes permanentes, há uma tendência natural a adquirir uma coloração amarelada-creme. Após os 20 anos, os dentes apresentam uma cor amarronzada.
Para analisar a idade dos cavalos, é necessário observar a forma da superfície dos incisivos. Os dentes de leite são ovais, os adultos circulares e idosos triangulares.
Por fim, a dentição de cavalos jovens cresce em fileiras em linha vertical. Após os 5 anos, eles se inclinam e formam um novo ângulo. Em equinos com 20 anos ou mais, o ângulo de inclinação é ainda mais proeminente.
Fonte: Protécnica
Crédito das fotos: Pixabay
Veja mais notícias no portal Cavalus