Conheça algumas curiosidades sobre o cavalo Árabe

Raça é a mais antiga do mundo, com a origem cercada por histórias; funcionalidade foi o que contribuiu para a resistência do cavalo Árabe ao logo dos anos

Considerada a raça mais antiga do mundo, o cavalo Árabe, também conhecido como Puro-Sangue Árabe, tem um mistério acerca da sua história. Apesar disso, algumas evidencias apontam que a raça já estaria presente na Mesopotâmia há cerca de 4000 aC, onde hoje se localiza o Iraque.

Apreciado pela inteligência e característica física única, o cavalo Árabe se destaca também pela funcionalidade. Dessa forma, a funcionalidade é comprovada nas pistas de Halter e até as provas montadas, como Enduro, Cross Country, Três Tambores, Seis Balizas, entre outras.

Origem

Entre as curiosidades da raça mais antiga do mundo, uma delas é de que o Cavalo Árabe se faz presente na história mundial. Há registros de que nomes como Alexandre O Grande, Napoleão e até George Washington cavalgaram nos Puro Sangue Árabe.

De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe – ABCCA, os fatores que contribuíram para a resistência da raça após longos anos incluem a capacidade como cavalo de guerra, com velocidade, resistência e agilidade.

Tais qualidades conquistaram povos e reinos em todo o mundo e esses reinos se esmeraram em mantê-las puras como forma de utilizar seu sangue na criação de tropas para o exército e trabalho através do cruzamento com cavalos locais, dando origem a praticamente todas as raças que conhecemos hoje.

Assim também, a entidade ainda ressalta que os beduínos, primeiros criadores da raça, são os responsáveis pela domesticação e seleção genética das qualidades e da preservação da pureza racial do Cavalo Árabe.

Então, junto com o cristianismo, a raça se espalhou pelo mundo, com popularização nos Estados Unidos em 1893, após sua aparição na Feira Mundial de Chicago. Já no Brasil, os Cavalos Árabes chegaram por volta de 1920, no Rio Grande do Sul. E o primeiro animal Puro Sangue Árabe foi a Airé, que nasceu em 1929.

Curiosidades

Logo, dentro das curiosidades da raça, uma delas é de que o Cavalo Árabe também é utilizado para desenvolver várias raças mais populares, como o Quarto de Milha e o Morgan.

Bem como, a raça também possui uma vértebra a menos nas costas. Por isso, em geral, eles são menores em relação a cumprimento.

Por fim, com a alta influência da raça, recentemente, o ‘Cavalo Mais Completo’ ganhou uma homenagem no Qatar, um dos países no Oriente Médio. Sendo assim, a homenagem foi feita na nova nota de 5 Rial Catarino, moeda oficial do Qatar. A nova impressão teve dois cavalos PSA ilustrados.

Por Heloísa Alves
Fonte: ABCCA/Tecnologia no Campo
Crédito imagem: Divulgação/Pixabay

Veja mais notícias da editoria Curiosidades no portal Cavalus