Brasileiros comemoram o ‘Dia do Cavalo’ em duas datas do ano

A partir de um Projeto de Lei, mais um dia de homenagem aos equinos poderá surgir no país; Leia e entenda

Sim, atualmente, o Dia do Cavalo é comemorado em duas datas no Brasil. E pode vir uma terceira por aí. Afinal, eles merecem, né? Quais e porquê? A gente te explica:

16 de Março: A origem da comemoração nesta ainda é desconhecida. A homenagem, que ganhou status de internacional, se popularizou na internet, especialmente nas redes socias, a partir de 2015.

15 de Agosto: No dia 22 de março de 2022, o então deputado federal Juscelino Filho (União/MA) apresentou o Projeto de Lei nº 665/2022, que instituiria o dia 15 de agosto como o Dia Nacional do Cavalo.

Em contato da reportagem do Portal Cavalus com a Câmara dos Deputados, fomos informados que o PL foi devolvido ao autor, por não atender ao art. 4º da Lei nº 12.345/2010.

14 de setembro: É o Dia do Cavalo no Rio Grande do Sul. A Lei nº 11.973, que instituiu a comemoração no Estado, foi sancionada no dia 23 de setembro de 2003.

A data, que faz parte do calendário de eventos culturais gaúchos, foi inserida à programação da Semana Farroupilha e também é celebrada em outras partes do país.

A relação do homem com o cavalo

Brasileiros comemoram o ‘Dia do Cavalo’ em duas datas do ano

A parceria entre homem e os equinos existe há mais de 4 mil anos, contribuindo para o desenvolvimento da humanidade e fomentando a economia, através da geração de emprego e renda. Além da promoção da saúde e qualidade de vida dos seus usuários.

Hoje, o plantel nacional, formado por mais de 5,7 milhões de cabeças, é o quarto maior do mundo e, segundo revisão do ‘Estudo do Complexo do Agronegócio do Cavalo’, o setor emprega aproximadamente 3 milhões de pessoas.

Segundo estimativa da Organização das Nações Unidas, a indústria dos equinos movimenta R$ 30 bilhões por ano. Apenas na maior entidade de raça do país, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), as provas pagaram mais de R$ 12 milhões em prêmios.

Além da importância econômica, a história da evolução humana tem o cavalo como personagem importante. Outro ponto de destaque é o uso do cavalo na saúde, seja atuando na produção de vacinas ou mesmo na Equoterapia.

São diversos os benefícios que o cavalo trouxe e traz ao homem nestes mais de 4 mil anos de domesticação. Uma parceria próspera, um mercado em expansão e um companheiro para todos os momentos e desafios. Feliz Dia do Cavalo!

Por Jean Philippe Vasconcelos . Redação Cavalus

Fotos: Reprodução / Pexel

Leia mais notícias aqui.