Curiosidades

Fatos sobre o cavalo alazão que você deveria saber

Podemos chamar de pelagem a referência à coloração geral que caracteriza um cavalo. Nesse caso, vamos falar sobre o cavalo alazão

Para ser um cavalo alazão, antes de mais nada, o animal deve ter todo o corpo coberto por pelos de tonalidade avermelhada. E os membros, crina e cauda possuem a mesma tonalidade. O cruzamento entre eles, obrigatoriamente, gera produtos de pelagem alazão. É, sobretudo, a pelagem mais comum da raça Quarto de Milha.

De maneira mais detalhada, a pelagem é o conjunto formado principalmente pela pele, pelos do corpo, crina e a cauda do animal. São essas áreas que, usualmente, serve para definir as cores. Além disso, com frequência a pelagem pode envolver também a cor dos olhos, das patas e da cabeça do animal.

Você sabe olhar para um cavalo e dizer se ele é alazão ou castanho, por exemplo? A segunda pelagem mais comum nos animais da raça Quarto de Milha é o Castanho. Os animais com essa cor possuem uma tonalidade no corpo bem avermelhada, em primeiro lugar. Entretanto, se diferencia do cavalo alazão por ter os membros, crina e cauda da cor preta.

Fatos sobre o cavalo alazão que você deveria saber

Uma curiosidade é o que termo em inglês – sorrel – surgiu por conta da cor ser semelhante a de uma planta com esse nome. Além do Quarto de Milha, outras raças também têm indivíduos com esse pelo: Belgian Draft Horse, Argentine Anglo Horse, Racking Horse, American Paint Horse, Bavarian Warmblood, Chincoteague Assateague Pony, Tennessee Walking Horse, Sella Italiano, Mountain Pleasure Horse, entre outras.

Algumas pelagens de cavalos chamam mais atenção do que um cavalo basicamente marrom, mas o cavalo alazão tem beleza e performance de sobra. Pode acreditar!

Fonte: Wikipedia, ABQM, horsebreedspicture
Crédito das fotos: Divulgação/Pexels

Veja mais notícias no portal Cavalus

X